O AIST (National Institute of Advanced Industrial Science and Technology) do Japão anunciou recentemente o i3Space, um sistema que permite a sensação de mexer e tocar objetos visualizados em uma tela 3D.

O sistema utiliza sensores giroscópicos com force-feedback montados nos dedos do usuário, fazendo com que ele possa interagir com um ambiente virtual criado pelo computador.

No “real-time VR space creation system”, nome dado a esse ambiente computacional,o computador cria, em tempo real, um ambiente virtual que simula o movimento dos objetos na forma de uma imagem em 3D e que reage aos movimentos dos sensores giroscópicos na forma de uma pressão nos dedos do usuário, baseados em modelos de física real.

O movimento das mãos é monitorado por meio de diversas câmeras montadas de modo a eliminar pontos cegos de visão causados pela movimentação das mãos.

Mais detalhes sobre essa tecnologia serão reveladas durante o CEDEC 2010, uma conferência para desenvolvedores de jogos que acontece a partir de hoje e vai até 02/09 na cidade de Yokohama, no Japão.

Fonte: Japoneses criam touchscreen para telas 3D