Foto: Anderson Tozato/O Estado

Inteligência artificial planeja irrigação de qualquer cultura.

Poder estimar o momento exato que se deve irrigar uma plantação e saber com precisão quanto de água deve ser usado, da época do plantio até a fase da colheita. Essas são informações importantes para a vida do agricultor que, em breve, poderão ser obtidas muito mais facilmente. A Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Sete Lagoas (MG), acaba de desenvolver um programa de computador para ser usado durante o processo de irrigação da lavoura.

O Irriga Fácil funciona com base em cálculos de evapotranspiração (estimativas da perda de água da superfície do solo e das plantas). O programa utiliza ainda séries históricas de dados climáticos, fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Após a estruturação de um banco de dados sobre determinada cultura, o software elabora o calendário das irrigações e as respectivas planilhas com a quantidade de água a ser aplicada. "Com base em dados climáticos dos últimos 20 anos, ele utiliza técnicas de inteligência artificial para planejar as próximas irrigações em qualquer cultura agrícola", disse Morethson Resende, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e coordenador do trabalho.

Resende compara o cálculo feito pelo programa ao de uma conta bancária. Considerando, por exemplo, que o solo comporta 30 milímetros de água até a profundidade das raízes, se a planta transpira 5 milímetros por dia, após seis dias será preciso regá-la novamente. "Com as estatísticas da evapotranspiração da cultura, o produtor pode saber a quantidade de água necessária para os próximos três anos. Ele só precisa ficar atento aos dias de chuva, período em que não é preciso irrigar", conta.

Além de diminuir o desperdício de água, o Irriga Fácil permite a redução de custos pela substituição de equipamentos como o tensiômetro, empregado para detectar variações de umidade do solo, ou até mesmo estações climatológicas automáticas, usadas por grandes produtores e que chegam a custar R$ 15 mil. Mais informações: irrigafacil@cnpms.embrapa.br.