Internet brasileira cresceu 6,2% no primeiro semestre

Em junho, 7,922 milhões de brasileiros utilizaram a Web em seus domicílios, contra 7,457 milhões em janeiro. O tempo de navegação foi de 10 horas e 47 minutos em média, contra 11 horas e 9 minutos no início de 2003. Em relação ao mês anterior (maio/03) houve uma pequena queda, tanto em relação ao número de usuários ativos (7,966 milhões) como em relação ao total de horas navegadas (11 horas e 26 minutos).

?É um crescimento menor que o verificado no primeiro semestre de 2002, quando o número de usuários ativos cresceu 23,2%, mas ainda assim o saldo é positivo, se considerarmos a estagnação generalizada observada na economia brasileira no 1º semestre de 2003?, observa Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do IBOPE eRatings.

?Diante da alta cobertura que a Internet já atingiu nos domicílios das classes A/B, e das dificuldades que o desemprego e a queda da renda trazem para todos os segmentos da população, parece claro que a rede vai continuar crescendo, mas a um ritmo menor que o verificado nos anos passados, pelo menos enquanto perdurar o atual quadro econômico. E para incluir a classe C dependemos de medidas estruturais, como o barateamento do acesso ou dos computadores?, afirma Coutinho.

Mas mesmo diante de uma menor expansão na utilização da Web, o diretor do IBOPE eRatings destaca que duas faixas etárias continuaram apresentando um desempenho fortemente positivo: os dos jovens entre 12 e 17 anos e o dos jovens adultos entre 25 e 34 anos. ?Os jovens brasileiros entre 12 e 17 anos utilizaram a rede 13 horas e 20 minutos em junho, superando os franceses (11 horas e 12 minutos), ingleses (11 horas e 18 minutos) e espanhóis (11 horas e 17 minutos). Já os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, continuam a liderar o uso no Brasil, navegando em média 13 horas e 47 minutos, também superando por boa margem os europeus na mesma faixa etária.

Se lembramos que isto é somente o consumo residencial e levarmos em conta que eles também podem ter acesso no local de trabalho, certamente a Web já é uma das mídias mais importantes para este público, perdendo apenas da televisão e do rádio?, destaca Coutinho, aproveitando também para notar que os números provam que a Web não é mais apenas coisa de adolescente, como ainda acreditam muitos empresários: ?as pessoas entre 25 e 34 anos são um grupo que é referência para todas as outras faixas etárias, e que lidera o consumo em diversas categorias de bens e serviços?.

Ranking de Domínios*

O ranking de domínios de junho apresenta poucas alterações em relação ao mês anterior. O UOL voltou a assumir a liderança, embora por uma diferença inferior a 1% dos usuários ativos (empate técnico) em relação ao IG. Também trocaram de posição MSN e Kit.Net e BOL e Passport.

Ranking de Domínios em Junho de 2003
DomíniosAudiência Única (000) Junho 2003Audiência Única (000) Maio 2003Alcance % Ativos Junho 03Alcance % Ativos Maio 03Rank Junho 03Rank Maio 03
uol.com.br5.0855.24764,1965,8712
ig.com.br5.0195.30563,3566,6021
terra.com.br3.7493.89447,3348,8833
yahoo.com.br3.5713.85145,0848,3444
globo.com3.5093.62644,3045,5255
google.com.br2.7552.92734,7836,7466
msn.com2.7312.75834,4734,6378
kit.net2.5682.79032,4135,0287
passport.com2.3372.33629,4929,33910
bol.com.br2.3192.51529,2731,57109
Fonte: IBOPE eRatings

*Com a introdução do Market View, novo sistema de visualização dos dados de audiência da Web, o ranking de propriedades deixa de existir, conforme comunicado ao mercado no início do mês. O Market View organiza o ranking por Parents (controladoras), Brands (marcas) e Channels (canais) e será introduzido simultâneamente no Brasil e em mais 11 países no final de julho.

Fonte: http://www.ibope.com.br

Voltar ao topo