Instituto Curitiba de Informática moderniza Polícia Civil

Dentre todas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná, para a modernização da estrutura estadual de segurança pública, uma que se destaca é o Projeto do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP – cujo objetivo primordial é disponibilizar ao Departamento de Polícia Civil do Estado, instrumentos eficazes para o combate à violência e a criminalidade, implementando recursos tecnológicos modernos, rápidos e adequados ao tratamento das informações referentes às tarefas mais importantes da atividade policial, tais como, investigações, laudos, inquéritos e porte de armas. Esse Projeto pretende abranger todo o Estado do Paraná em suas unidades policiais de maior importância.

O projeto de Informatização da Policia Civil do Paraná contempla a instalação de uma SAN ? Storage Área Network ? interligada a dois servidores Intel multiprocessados, sendo um para gerenciamento do banco de dados e outro para serviços de aplicação/web, no Núcleo de Informática da SESP-PR e a interligação de praticamente todas as unidades da Polícia Civil (delegacias e institutos) do Estado do Paraná, utilizando para isso, aproximadamente 834 (oitocentas e trinta e quatro) estações de trabalho.

Uma exigência Social

É notório que a sociedade como um todo tem clamado por mais segurança em virtude do visível aumento da violência nos grandes centros. Isso, por sua vez, faz com que o governo federal esteja voltado para um maior repasse de verbas aos estados, para que seja feito o investimento nessa área. Assim, o Projeto se faz necessário na medida que irá disponibilizar mais e melhores recursos tecnológicos para a melhoria dos serviços de segurança pública e, conseqüentemente, um instrumento eficiente no combate à violência. Portanto, um investimento que justifica todos o esforço do poder público, o qual recorre aos recursos da tecnologia de ponta para o combate à violência.

Dessa maneira, a população será a grande beneficiada e, principalmente, os usuários do Sistema Integrado passam a ter uma nova ferramenta para atuar junto à sociedade. Serão privilegiados ao uso do sistema os profissionais da Polícia Civil, envolvidos com o trabalho administrativo diário de cada unidade policial, sendo eles, os beneficiários diretos do projeto. Indiretamente, serão beneficiados todos os cidadãos do Estado do Paraná, que poderão contar com um melhor controle das informações por parte da Polícia e uma conseqüente melhoria na qualidade dos serviços da Segurança Pública e no atendimento à população. Uma outra vantagem que precisa ser mencionada consiste no fato da agilidade para a implantação do sistema, uma vez que o ICI (Organização Social) possui um estrutura técnica e administrativa eficiente, cujos processos internos de disponibilização de equipamentos e serviços são ágeis, com uma dinâmica que garante a implantação do sistema em um curto espaço de tempo.

Funcionamento e tecnologia aplicada

Os principais pontos do Projeto estão divididos em quatro etapas:

I) Implantação da infra-estrutura lógica e elétrica;

II) Remessa e instalação dos equipamentos de informática

III) Interligação das redes locais ao backbone da rede estadual de dados;

IV) Desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado.

Para desenvolvimento do aplicativo do Sistema Integrado de Segurança Pública serão utilizadas tecnologias de desenvolvimento web, pelas ferramentas ASP, HTML e Javascript, juntamente com o gerenciador de banco de dados MS-SQL Server. Para modelagem de dados será utilizada a ferramenta CASE disponível.

Os principais módulos do SISP são:

– Módulo Conselho da Polícia Civil;

– Módulo Porte de Armas;

– Módulo Licença Estabelecimentos Comerciais;

– Módulo Investigações Policiais;

– Módulo Delegacia Proteção ao Meio Ambiente;

– Módulo Controle de Viaturas;

– Módulo Laudos do Instituto Criminalística;

– Módulos Indicadores e Estatísticas;

– Módulo Ouvidoria;

– Módulo Controle de Acesso/Segurança.

O projeto SISP já está em fase de implantação, com término previsto para o final do ano de 2002. As perspectivas de bons resultados são as melhores possíveis na medida que a Polícia Civil passar a ter um maior controle no tratamento das informações referentes à Segurança Pública e isso, conseqüentemente, irá trazer uma grande melhoria no setor de segurança pública em todo o estado.

Voltar ao topo