Inaugurado parque tecnológico pela PUC de Curitiba

Conhecimento acadêmico e setor produtivo andando juntos. Estas são as diretrizes do novo Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), inaugurado na semana passada em Curitiba. O professor Valdecir Cavalheiro, pró-reitor Administrativo, de Planejamento e Desenvolvimento da PUCPR, explica que a implantação do parque tecnológico passa por três fases.

A primeira, iniciada na semana passada, foi marcada pela formalização da parceria com a empresa Genband do Brasil, que fornece soluções de aplicação e gateway IP de próxima geração, permitindo a distribuição de novos serviços de multimídia.

Posteriormente virão as construções de uma estrutura específica para o parque tecnológico em um terreno em frente ao campus Curitiba e de um grande prédio próximo à Linha Verde (antiga BR-476). Tudo isto para abrigar mais empresas e pesquisas. Atualmente, o parque tecnológico funciona em um prédio na Rua Iapó.

O diretor da Genband do Brasil, Eduardo Serman, esclarece que há muita vantagem para a empresa fazer parte desse projeto. “Muito mais do que a estrutura física, é essa aproximação das empresas com a comunidade científica”, afirma.

A estruturação do Parque Tecnológico da PUCPR consolida outro projeto, o Tecnoparque, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, vinculada à administração municipal. O projeto consiste em abrigar empresas tecnológicas, entidades e universidades em áreas próximas. Um dos pólos compreende áreas que acompanham a Linha Verde, aproximando a PUCPR, o Centro Politécnico da UFPR, Cietep, entre outros.