Impsat fornece infra-estrutura para o Banco Santos

A Impsat, provedora de transmissão de dados em banda larga e serviços de telecomunicações corporativas, forneceu a infra-estrutura para interligar por fibras ópticas a nova sede do Banco Santos no bairro de Pinheiros, em São Paulo, com o site backup da instituição, localizado na mesma rua e realizou a interligação da rede de computadores com o escritório da Avenida Paulista por enlace transparente.

Segundo o diretor de tecnologia do banco, Maurício Ghetler, a Impsat foi a única empresa a aceitar o desafio de construir os túneis para a colocação dos cabos que permitiriam a conexão. ?Surpreendeu-me a agilidade e a boa vontade da companhia em superar as barreiras físicas para tocar o projeto?. Mesmo com as dificuldades impostas pelo fato de o terreno pertencer ao leito ferroviário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e as restrições de horário para o trabalho da equipe na área das pistas local e expressa da Marginal Pinheiros, o trabalho foi finalizado em dois meses.O esforço foi dobrado porque o projeto exigia fibras redundantes por trajetos diferentes.

Ghetler afirma que a ligação dos escritórios com o site backup é fundamental para o sucesso da instituição com a implementação do novo Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB). ?Precisamos ter os dados atualizados em tempo real. Se não estivéssemos conectados seria necessário o deslocamento de alguém até o site backup para fazer a atualização, o que tornaria o processo lento e prejudicaria os negócios?. O enlace permite que o escritório da Avenida Paulista tenha acesso à rede e, dessa forma, também esteja conectado ao site backup.

Outras operações como empréstimos realizados nas filiais, investimentos e pagamentos feitos por clientes pelo site do banco, o acesso à Internet em BGP4 e a contingência com as agências também são duplicadas com uma ponta entrando pelo site backup. Redundância de UPS, Ar Condicionado e dois grandes geradores instalados garantem a infra-estrutura necessária para o funcionamento ininterrupto do sistema.

?Desenvolvemos soluções de telecomunicações customizadas porque dominamos diferentes tecnologias e temos condições técnicas de criar infra-estrutura quando necessário?, diz Celio Bozola, diretor-geral da Impsat.

Voltar ao topo