Hora Oficial Brasileira será alterada

São Paulo (Agência Fapesp) – No dia 31 de dezembro, a Hora Oficial Brasileira terá uma pequena mudança. Nesse dia, às 22h (hora de Brasília), os relógios de césio mantidos pela Divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional serão atrasados em um segundo.

O motivo é fazer uma correção no Tempo Universal Coordenado (UTC), a base para a hora legal em todo o mundo, em função de pequenas variações na velocidade de rotação da Terra. A última vez que os relógios foram atrasados foi em 31 de dezembro de 1998.

Desde 1972, conforme decidido pela 14.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, o UTC baseia-se no Tempo Atômico Internacional (TAI), um sistema extremamente preciso de medição, resultado da média obtida por 300 relógios atômicos em 50 laboratórios no mundo. O Bureau Internacional de Pesos e Medidas, com sede em Sèvres, na França, estabelece, em conjunto com o Serviço Internacional de Rotação da Terra, em que época do ano as correções no UTC, que são de um segundo inteiro, devem ser introduzidas.

Segundo o ON, no dia 31, por conta do ajuste, durante 5 minutos antes e 5 minutos depois das 22h, as transmissões da Hora Legal Brasileira serão suspensas em todos os meios, como rádio, circulares, fax, telefone ou e-mail. A escala do Sistema de Posicionamento Global (GPS) não será alterada.

A diferença acumulada entre o TAI e o UTC desde 1972 é de 32 segundos. Ou seja, o planeta está ?freando? cerca de 1 segundo por ano. As variações na velocidade de rotação terrestre derivam de fatores como efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos outros planetas do Sistema Solar, além de deslocamentos de massas em diferentes partes da Terra. 

Voltar ao topo