Homens não sabem “ler” as mulheres, indica dos EUA


Mais precisamente, de alguma maneira eles são inconscientes das sutilezas emocionais das dicas não-verbais, de acordo com um novo estudo com estudantes universitários.

“Homens jovens acham difícil perceber a diferença entre uma mulher que está sendo amigável de uma mulher que está interessada em algo mais”, disse a pesquisadora Coreen Farris, da Universidade de Indiana, nos EUA.

Esse fenômeno faz com que 70% das estudantes universitárias relatem uma experiência na qual um homem interpretou mal sua amistosidade como um chamariz sexual, disse Coreen.

Para resolver a questão, Coreen e seus colegas examinaram a comunicação não-verbal em um grupo de 280 estudantes universitários homens e mulheres com idade média de 20 anos.

Alguns podem pensar que os resultados mostram os “homens sendo homens”, portando o menor interesse feminino dispara a fantasia sexual. Mas o estudo, que será detalhado na edição de Abril da revista científica Psychological Science, também descobriu que funciona como uma via de mão dupla para eles: eles também interpretam erroneamente dicas sexuais como sinais meramente amistosos. Os pesquisadores sugerem que os homens têm dificuldade em notar e interpretar as sutilezas das dicas não-verbais nas duas direções.

Flertando ou não?

Para resolver a questão, Coreen e seus colegas examinaram a comunicação não-verbal em um grupo de 280 estudantes universitários homens e mulheres com idade média de 20 anos.

Os estudantes olharam imagens de mulheres na tela de um computador e tiveram que classificar cada uma como amigável, interesse sexual, triste ou rejeição. Cada estudante viu 280 imagens que haviam sido organizadas previamente dentro destas categorias por grupos de estudantes completamente diferentes.

Veja esta matéria no Hype Science




Voltar ao topo