O Google anunciou sua estratégia para a telefonia celular. Pelo menos por enquanto, não existe um Gphone. A gigante da internet se uniu a fabricantes e operadoras para colocar no mercado a plataforma de software Android, que inclui um sistema operacional para os celulares e que vai concorrer com o Symbian, que pertence a empresas como Nokia e Ericsson, e com o Windows Mobile, da Microsoft. Android era o nome da empresa fundada por Andy Rubin, diretor de plataformas móveis do Google, que foi comprada pelo Google em 2005.

continua após a publicidade

?O Android tem um navegador de internet bastante robusto, que vai permitir usar a internet no celular como se fosse no computador?, afirmou Rubin, em conferência telefônica com jornalistas. O software tem código aberto, ou seja, pode ser usado sem pagamento de licenças e modificado livremente. O kit para desenvolvedores de software estará disponível na semana que vem e os primeiros aparelhos devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2008.

?Esse não é o anúncio do Google Phone?, disse Eric Schmidt, presidente do Google. ?O anúncio de hoje é muito mais ambicioso do que um aparelho.? Apesar de ter dito que haverá milhares de aparelhos diferentes que usarão o Android, o executivo não descartou o lançamento de um celular da empresa. ?Não fazemos anúncios antecipados de produtos e não descartamos qualquer possibilidade para o futuro?.

continua após a publicidade