Uma das tecnologias mais incríveis e assustadoras dos últimos tempos foi apresentada por um grupo de alunos do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos: eles utilizaram câmeras de monitoramento das cidades para mapear veículos e pessoas no Google Earth.

Até o momento, os dados mostrados no experimento são anônimos. É possível ver no vídeo de demonstração acima (em inglês) um jogo de futebol americano acontecendo em tempo real, ou até mesmo observar o trânsito. Também é possível ver a mudança em nuvens e modificações do clima, e até mesmo observar pássaros em movimento.

Ok, e o que é assustador nisso tudo? Pode ser um pouco de teoria da conspiração, mas a tecnologia pode muito facilmente ser utilizada para seguir os passos de pessoas e o caminho feito por veículos, onde quer que ele vá – considerando-se o uso em um país bem equipado com câmeras de segurança. Indo ainda mais longe na conspiração, mas imagine esta nova tecnologia de laser em avião que pode te matar a 15 km de distância junto com um Google Earth em tempo real…

Mas não se preocupe, tenho certeza que nenhum criminoso ou agências oficiais fariam mau uso dessa tecnologia, nãaaao é mesmoooo?