Exposição mostra criações de alunos da UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou na última semana uma série de atividades voltadas à integração da instituição com a comunidade. Entre estandes montados para divulgar os cursos, um dos que mais chamava a atenção era o de Engenharia da Computação, curso recém-criado na UTFPR.

O tema da exposição dos alunos do 2.º período foi o futebol de robôs, na categoria simulação. ?Começamos o projeto nesse semestre a ainda não participamos de nenhuma competição. Mas pro ano que vem queremos entrar no circuito e aperfeiçoar nosso projeto?, afirmou o aluno Luiz Gustavo Cardoso Ribeiro. Segundo ele, a fabricação dos robôs é, no momento, a menor preocupação da equipe. ?Estamos concentrados na programação, que é dizer ao robô como se comportar nas diferentes situações que surgem no jogo. Por enquanto estamos comprando um modelo pronto?, disse. A materialidade do projeto realmente atraiu a atenção dos visitantes. ?O pessoal passa por aqui e realmente fica empolgado com o curso?, concluiu.

A atividade fazia parte da 3.ª Exposição da Universidade Tecnológica (ExpoUT), realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro, os campi na capital e no interior sediaram encontros de agentes de Recursos Humanos (RH) e supervisores de estágio, Feira de Profissões e Workshops Tecnológicos.

Há dois anos com o status de universidade, a UTFPR conta hoje com 22 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 58 cursos de graduação, 59 de especialização, seis mestrados e um doutorado. Segundo a pró-reitora de Relações Empresariais e Comunitárias, a professora doutora Isaura Alberton de Lima, a expectativa é que a instituição conte com 18 mil alunos em seus dez campi em 2008. Além da capital, há unidades em Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Toledo, Medianeira, Doiz Vizinhos, Ponta Grossa e Pato Branco.

Com o tema ?Terra, Tecnologia e Humanismo?, a terceira edição do ExpoUT, que atraiu cerca de 30 mil visitantes em todo o Estado, também celebra os dez anos do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem). ?Através dessa iniciativa, hoje há 47 empresas egressas da instituição e 70 hospedadas em nossos cinco hotéis tecnológicos e cinco incubadoras?, afirmou a pró-reitora.

Uma dessas iniciativas é a Sids Eletrônica, que atua na área da identificação por radiofreqüência (RFID, da sigla em inglês). Hospedados no Hotel Tecnológico do campi Curitiba, a empresa é dos alunos Gabriel Panasco e Mariane Terplak, que estudaram a tecnologia em seu projeto de conclusão de curso. Com participação na Feira de Inovação Tecnológica de Curitiba (Fitec) deste ano, a idéia foi tema de matéria de O Estado no dia 11 de julho.

Outra atividade desenvolvida durante a ExpoUT foi a integração entre os agentes de estágio e supervisores da UTFPR. Além da avaliação do desempenho, segundo ela, a UTFPR também apresentou seus novos cursos para os representantes das entidades de integração empresa-escola. ?Hoje nós recebemos cerca de cinco mil ofertas de estágio por ano, sendo três mil apenas em Curitiba. No nosso banco de dados, há cinco mil empresas cadastradas aptas a fornecer vagas?, explicou.

Voltar ao topo