Especialista mostra como diminuir os prejuízos com spams

Estima-se que, de todas as mensagens eletrônicas que circulam no mundo diariamente, entre 25% e 30% sejam spams, nome dado aos e-mails não solicitados, que em geral são propagandas. Há cálculos feitos por especialistas que apontam para um prejuízo nas empresas de US$ 20,5 bilhões por ano por causa dessa praga. Outros dizem que, para cada mensagem lida e apagada pelo funcionário, a companhia perde US$ 1 em produtividade. Na hipótese de uma empresa com 10 mil funcionários, e que cada um receba cinco spams diariamente, os prejuízos somariam US$ 50 mil por dia! ?Esses cálculos envolvendo perda de produtividade são questionáveis e difíceis de serem comprovados. Mas se a empresa precisou aumentar o link com a Internet e fazer um upgrade no servidor de e-mail, por conta do aumento do tráfego, isso pode ser dimensionado?, comenta Rodrigo Ormonde, diretor de Tecnologia da Aker Security Solutions, empresa especializada em segurança da informação.

Na sua opinião, uma boa parte do problema pode ser resolvido com o controle do acesso à Internet dos funcionários. ?A grande fonte dos spammers são os cadastros preenchidos pelos internautas em serviços disponíveis na Internet, como downloads de programas, horóscopos, webmails, cartões, etc.?, explica Ormonde, acrescentando que a empresa desenvolveu um filtro de conteúdo chamado Analisador de Contexto Web Aker, que é baseado em uma grande base de dados, composta por mais de 500 mil domínios (URLs), classificados em 24 categorias, entre elas sexo, notícias, esportes, músicas, compras, etc. ?O administrador da rede é quem define que tipo de informação cada usuário terá acesso. A atualização da base de dados é diária e incremental, onde apenas os novos sites são baixados, de forma a possibilitar que sempre esteja em dia com as últimas novidades da Internet?. Mas na sua opinião, o tempo gasto pelos funcionários com a navegação em sites que não se referem ao trabalho é muito maior, e causa mais prejuízos às empresas, do que a leitura e a eliminação de spams.

Segundo o executivo, caso os funcionários já recebam um grande volume de spams, a alternativa é tentar bloqueá-los antes que cheguem ao servidor de e-mail. ?Usuários do nosso firewall têm opções de configurações, podendo criar listas negras de spammers conhecidos, ou bloquear mensagens cujos endereços dos remetentes não sejam válido. O spammers geralmente utiliza endereços falsos, já que, como sua base de dados contém muitos endereços desativados, caso uma grande quantidade de mensagens volte, sua caixa postal ficará entupida e o feitiço irá virar contra o feiticeiro?.

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