Escola promove programa de educação a distância

O Ministério da Previdência Social lança, no próximo dia 9, às 10 horas, no Auditório do Memorial JK, em Brasília, a UNIPREV – Universidade Corporativa da Previdência Social – o maior programa de educação a distância via Internet do país. A UNIPREV é o resultado do acordo de cooperação e assistência técnica entre o INSS e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que dá apoio na supervisão. O programa foi desenvolvido com metodologia e tecnologia próprias da Open-School, empresa criada na incubadora do Programa SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) através da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

O lançamento contará com a presença de vários Ministros de Estado, representantes de órgãos e entidades dos níveis Federal, Estadual e Municipal; do Ministro da Previdência e Assistência Social, José Cechin, e da Diretora-Presidente Interina do Instituto Nacional do Seguro Social, Judith Izabel Izé Vaz, e representantes da UNESCO no Brasil. A UNIPREV contempla 40 mil servidores das 1,25 mil agências do INSS, de todo o país, que estão sendo treinados através de cursos on-line com temas que variam entre as áreas finalísticas da Previdência e as áreas institucionais e culturais do Instituto.

Na primeira etapa estão sendo oferecidos 24 cursos, divididos em cinco dimensões, de acordo com áreas de interesse. No setor cultural, os alunos terão aulas sobre o contexto da previdência e seu papel. Na área institucional estão inseridas as partes de política, organização, processos de trabalho, Lei de Responsabilidade Fiscal, licitações, recursos humanos e outros. Na dimensão Social, estão as relações interpessoais, ética e cidadania. No setor gerencial serão abordados os temas de gestão, ferramentas gerenciais e negociação. E, finalmente, o setor tecnológico cuidará da parte de tecnologia da informação.

Ampliação do Programa

Segundo a diretora da Open-School e consultora do programa, Márcia Rangel, com a extensão geográfica da instituição, que abrange todas as unidades da federação, a UNIPREV viabiliza a oferta de cursos a distância capazes de atender à demanda a preços acessíveis. “Além disso, melhora a competência dos servidores para atender melhor o público, a partir do aumento da capacitação interpessoal e do aprendizado colaborativo”, observa Márcia.

Está prevista a ampliação do Programa de Educação a Distância da Previdência, com o desenvolvimento de uma segunda etapa que consistirá na criação de cursos a distância de Pós-Graduação (Lato ou Strictu Sensu) em Administração Previdenciária no ambiente UNIPREV, em parceria com instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Antes mesmo de implantada, a UNIPREV despertou o interesse de outras áreas. Com isso, os cursos poderão ser oferecidos, no futuro, para outros órgãos do governo, conforme um protocolo de intenções assinado em julho de 2001 entre a instituição, o Ministério do Planejamento e a Unesco.

Sobre a Open-School

Atuando há quatro anos no setor de educação a distância, a Open-School (
www.open-school.com), primeira empresa do Brasil certificada ISO 9001 para desenvolvimento de cursos a distância na Internet, possui tecnologia e metodologia próprias voltadas para o desenvolvimento de Programas de Educação a Distância e cursos on-line.

Para atender as necessidades do mercado de EaD, a Open School oferece uma solução completa de produtos e serviços que inclui a elaboração de cursos corporativos, consultoria em planejamento estratégico de EaD, cursos abertos e a tecnologia WebCourse – ferramenta integrada e modular de autoria, produção e gestão de cursos on-line.

No segmento de cursos abertos, a Open-School criou a UNIGOV – Universidade Interativa do Governo – que disponibiliza cursos de temas variados voltados para o setor público. A UNIGOV será lançada oficialmente durante VII CONIP – Congresso de Informática Pública – que acontecerá de 11 a 13 de junho, em São Paulo.

Atualmente, a empresa conta com 50 colaboradores divididos entre os núcleos de NAP, alianças e parcerias, NAQ, administração da qualidade, NTI, tecnologia da informação e NTE, tecnologia educacional. São profissionais qualificados, com perfil multifuncional, que exercem as funções de redatores Web, designers instrucionais, pedagogos, analistas de sistemas e programadores.

Voltar ao topo