Novamente, a variante “I” do vírus Klez foi o código malicioso que infectou o maior número de equipamentos durante o mês, segundo os resultados obtidos pelo serviço gratuito de desinfecção online Panda ActiveScan. Desde a sua aparição, em abril de 2002, o Klez.I foi desbancado do primeiro lugar no Ton Ten apenas em outubro de 2002, pelo vírus Bugbear.

Segundo os dados avaliados pela Panda no mês passado, o Klez.I foi responsável por 8,14% das incidências, seguido pelo Enerkaz (com 4,11%), NoClose (3,02%), Parite.B (2,9%), e ElKern.C (2,31%). Nas últimas cinco posições encontram-se: Bugbear, Opaserv, Nimda, Dadinu e Redlof.A.

Dentre os vírus mais freqüentemente detectados pela Panda ActiveScan em abril, merecem destaque liderança indiscutível da variante “I” do vírus Klez. “Sem dúvidas”, este código malicioso mudou a imagem que tínhamos desse mercado. Antes, quando um vírus surgia, ele ficava em primeiro lugar e desaparecia em pouco tempo ou, ao menos, deixava de ser o mais perigoso – como aconteceu com o Sircam ou o Nimda. Diferentemente deles, o Klez.I conseguiu se manter na primeira posição por um ano”, declarou Luis Corrons, diretor do Laboratório de Vírus de Panda Software.

Entre as características que explicam a liderança do vírus, estão a capacidade de se propagar rapidamente através de e-mails, sendo enviado a todos os endereços de contatos dos usuários – com um assunto e texto muito variáveis; e pelo fato de se aproveita de uma vulnerabilidade detectada nas versões 5.01 e 5.5 do Internet Explorer, corrigida pela Microsoft, que possibilita a execução do vírus de forma automática, somente com a visão prévia das mensagens.
 

Ranking
Virus————————%aparição
1-W32/Klez.——————–8,14
2-W32/Enerkaz—————-4,11
3-Trj/JS.NoCLose————-3,02
4-W32/Parite.B—————-2,09
5-W32/Elkern.C—————-2,31
6-W32/Bugbear—————-2,27
7-W32/Opaserv—————-2,22
8-W32/Nimda——————-1,82
9-W32/Dadinu——————1,81
10-W32/Redlof.A—————1,44

“Os dados obtidos pelo Panda ActiveScan alertam para a persistência de vírus antigos que, há muito tempo, são detectados e eliminados pelas soluções antivírus”, afirma Luis Corrons. “Por isso, é necessário chamar a atenção da responsabilidade dos usuários. Eles precisam instalar um antivírus eficaz e manter uma série de precauções que protejam seus computadores do Klez.I e de qualquer outro código malicioso”.

Para ajudar o maior número de usuários a desinfectar pontualmente seus computadores, a Panda Software oferece gratuitamente o Panda ActiveScan no endereço http://www.pandasoftware.com . Os webmasters que desejam incluir o código HTML em algum site, podem formular uma solicitação e enviar para o e-mail activescan@pandasoftware.com (indicando qual a página da web que deseja incorporá-lo).

Mais informações sobre estes e outros códigos maliciosos podem ser encontrados na Enciclopédia de Vírus da Panda Software, disponível no endereço: http:/www.pandasoftware.com/vírus_info