A Cyclades Brasil, empresa que oferece soluções de gerenciamento de falhas em data center e de conectividade de rede, apresenta na Telexpo 2003, que acontece de 25 a 28 de março na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o novo roteador Cyclades-PR3500. O produto combina a flexibilidade de um roteador modular, o desempenho de um mid-range e o baixo custo de um roteador de acesso integrado. ?Portanto uma solução ideal para pequenas e médias empresas que se beneficiam da infra-estrutura frame relay já consolidada das operadoras, para comunicação de dados e voz corporativos.?, diz o gerente de marketing e produto da Cyclades Brasil, Paulo Marshall.

O Cyclades-PR3500 é ideal para implementações de WAN com excelente custo/benefício, integração de pontos empresariais dispersos na rede central. Nas aplicações de conexão com Web e Matriz-Filial, permite várias configurações com até 3 interfaces WAN seriais V.35/RS-232, até 1 interface T1/E1 em interface G.703 (full, fracionado ou canalizado), possibilitando o gerenciamento total da interface física por um custo altamente competitivo.

O lançamento auxilia na redução de custos com ligações telefônicas entre os escritórios remotos da empresa, utilizando a infra-estrutura de dados (Frame Relay) para o tráfego de voz. Cada roteador suporta até 2 cartões de voz e cada cartão suporta até 4 canais analógicos FXO de voz, ou seja, até 8 canais de voz são suportados em cada chassi do Cyclades-PR3500. O preço do produto para usuário em sua configuração básica com quatro canais de voz é de US$ 2.600 com ICMS de 7% incluso.

EXPANSÃO DE REDE
O desenho modular e expansível do produto suporta várias opções de interfaces, incluindo V.35, RS-232 e T1/E1 e múltiplos canais de acesso remoto. Isso permite que novas interfaces sejam instaladas ou trocadas de acordo com a evolução do ambiente de rede. Interfaces para as principais arquiteturas de rede podem ser integradas ao produto, que suporta roteamento IP, IPX e SNA, o que minimiza custos de gerenciamento e comunicação.

O hardware foi baseado no microprocessador Motorola MPC860 e no processador RISC de 32 bits, responsável pelos protocolos de enlace existentes no produto, como Fast Ethernet (ideal para ambientes de grandes volumes de dados), PPP, HDLC e Frame Relay. As atualizações podem ser feitas via LAN ou remotamente via WAN.