Marcelo Samuel Berman

Você está convidado para uma aventura no mundo científico!

Quando se pensa num cientista, vem geralmente a idéia de um sujeito descabelado, com a língua de fora, e barbudo. Isso, se for do sexo masculino. Para o sexo frágil, o estereótipo da cientista é uma mulher feia, nariguda, e usando óculos de grau elevado. Ambos os personagens, malvestidos e vivendo ?no mundo da Lua?.

Quando se imagina a pesquisa científica, vem logo à tona a palavra grega ?heureka? (eu descobri!), e um cientista correndo de cueca no meio do asfalto, quase sendo atropelado por automóveis em alta velocidade, cujos motoristas botam a cabeça para fora da janela, com ar de espanto.

Você não precisa se tornar um desses caricatos, para se dedicar à pesquisa de ?ponta?, tanto na Física Teórica quanto na Matemática.

Se você já possui um título de Doutor, faça o pós-doutorado em Física ou Matemática, sem sair do Brasil.

Estão abertas inscrições para pós-doutorado no Instituto Albert Einstein/Latinamerica, de Curitiba. As especialidades oferecidas abrangem os principais tópicos de ?ponta?: 1. Gravitação e Cosmologia, 2. Fundamentos da Física, 3. Lógica, e Fundamentos, da Matemática, 4. Física de Campos e Partículas, 5. Filosofia da Ciência, 6. Geometria Diferencial Moderna.

Se você acha que se qualifica, não hesite um segundo: remeta seu vitae ao endereço: administration@institutoalberteinstein.org.

As admissões serão processadas na ordem de chegada, até completar-se um número aceitável de vagas.

O propósito do instituto é promover pesquisa de ponta de qualidade alta mesmo para nível de países de primeiro mundo. As áreas acima mencionadas são assuntos prioritários, isto é, aqueles que levam a desenvolvimentos teóricos sobre os problemas fundamentais da Física e Matemática Aplicada contemporâneas. Dentre eles, a criação da Teoria da Superunificação, que deve ser capaz de explicar todos os fenômenos da Física de maneira similar e integrada, em termos de um único sistema de princípios básicos.

Gravitação e Cosmologia tratam da aplicação, à Física, da curvatura e torção do ?espaço-tempo?. Curvatura é medida pelo tanto que um triângulo retângulo se desvia do Teorema de Pitágoras (a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa). A torção mede o quanto você se desloca para fora de uma trajetória circular fechada, quando você tenta fazer a volta completa, sem auxílio de forças aceleradoras. Assim, você estuda a Cosmologia (ou seja, você tenta entender a formação e origem do Universo em grande escala, isto é, no atacado, e não no varejo: as galáxias, para os cosmólogos, são pontinhos materiais minúsculos, dentro do espaço imenso, sideral), os buracos negros (concentrações inimaginavelmente intensas de matéria, de onde nem a luz escapa), os princípios do GPS-Global Positioning System (que permite você localizar um automóvel, precisamente, em qualquer lugar do mundo, se ele fosse roubado de você), etc.

A Física de Campos e Partículas descreve todas as forças não-gravitacionais existentes, no Universo, ou no interior dos átomos. É claro que, como tal escopo pode não vingar simplesmente durante o trabalho de pós-doutorado, haverá concomitantemente pesquisa e elaboração de trabalhos em assuntos de um pouco menor envergadura, pois, senão, o candidato correria o risco de trabalhar dois anos e não obter nenhum resultado publicável. Ou seja, nós vamos trabalhar para comer o mignon, mas serve também, como prêmio consolação, um prato de feijão com arroz.

O professor Newton da Costa, ex-titular da Universidade de São Paulo, é autor de livros publicados na Inglaterra e França, entre outros. Além disso, foi autor de verbetes em enciclopédias estrangeiras, e há pouco tempo foi agraciado com o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, pela Assembléia Legislativa. É Doutor Honoris Causa de várias universidades na Europa. É um dos dois ou três maiores cientistas a pesquisarem Lógica Matemática, e Fundamentos da Física, mas é um ?multifuncional?, pois atua em muitas outras áreas da Ciência.

O lema do instituto foi elaborado pelo professor Newton, e se exprime pelo moto ?TENOS?, que em inglês é a sigla para Technical Expertise-Not Only Speculation. Nós traduziríamos esta frase para o português chulo como ?Nada de conversa fiada – só assuntos sérios?. NCF-SAS.

Bem. O convite está feito!

Marcelo Samuel Berman é jornalista, Membro da Academia de Ciências de Nova York, cosmólogo e autor de livros e artigos científicos internacionais.