Curitiba sedia curso sobre mudanças climáticas

A fim de fomentar o tema aquecimento global e mudanças climáticas na sociedade, os Institutos Eco Clima e Ecoar, promovem no dia 04 de outubro, em Curitiba, o curso "Educação, Mudança Cultural, Política e Desenvolvimento Tecnológico para Enfrentamento das Mudanças Climáticas". Voltado para pesquisadores, profissionais liberais, estudantes, empresas públicas e privadas, profissionais do setor educacional e demais interessados em debater a respeito de mecanismos que podem colaborar para a conservação do clima no Planeta. Realizado na Sede do Eco Clima, na Rua Portugal, 148 – sala 7, das 8h30 às 18h, o curso tem 50 vagas.

Miriam Duailibi, coordenadora geral do Ecoar e uma das principais ativistas ambientais brasileiras da atualidade, ministrará o curso. "Abordarei no curso temas de suma importância para mitigação do aquecimento global, como as causas e impactos das mudanças climáticas, efeito estufa, reservatórios, fontes e sumidouros de GEE (Gases de Efeito Estufa), tecnologias alternativas e auto-sustentáveis, adaptabilidade, mercado de carbono, dentre outros temas", afirma Miriam.

"O enfrentamento desta questão, que se apresenta como a mais importante do século XXI, requer que a humanidade implemente mudanças significativas quanto ao estilo de vida que levamos. O que nos chama a atenção é que a maioria das pessoas sequer compreende sobre o quê estamos falando e desconhece as conexões existentes entre a emissão do gás carbônico de seu carro, por exemplo, e o aumento da temperatura da Terra", argumenta Miriam.

A ativista explica ainda ser necessária a associação do problema global à ação local, diminuindo o sentimento de impotência das pessoas diante da dimensão do cenário a ser enfrentado. "É fundamental a existência de políticas públicas realmente eficientes vinculadas à mobilização popular e à ação. Se uma parcela significativa da população mudar seus hábitos, por menores que eles pareçam ser, os efeitos que produziremos refletirão na coletividade. É isso que precisamos compreender", conclui.

As inscrições para o curso podem ser feitas junto à sede do Instituto Ecoclima, em Curitiba ou pelo telefone (41) 3223-0088. Mais informações: www.ecoclima.org.br.

Sobre o Instituto Ecoar

O Instituto Ecoar é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua com projetos florestais, educação ambiental e cidadania. Sua missão é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis e em equilíbrio com a natureza. Fundada por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a Eco-92 e o Fórum Global, é responsável pela implantação de mais de 50 projetos de meio ambiente e educação em todo país. Credenciada pelo IBAMA e DPRN para desenvolver o Programa de Reposição Florestal Obrigatória no estado de São Paulo, possui dois viveiros que juntos produzem mais de 2 milhões de mudas por ano.

Voltar ao topo