O criador da tecnologia Java, James Gosling, será uma das principais atrações do Sun Tech Days, evento da Sun Microsystems destinado a desenvolvedores e executivos de informática, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro na Câmara Americana de Comércio (Amcham) de São Paulo. Os organizadores prevêem que mais de mil pessoas devem assistir à primeira palestra de Gosling no Brasil, que acontece no dia 15, das 9h20 às 10h10.

Outros palestrantes são evangelistas Sun reconhecidos mundialmente e líderes de indústria que discutirão as tecnologias emergentes e as tendências do setor. As inscrições gratuitas para o Sun Tech Days podem ser feitas no site
www.sun.com/developers/techdays ou pelo telefone 0800-701 1804. Os patrocinadores mundiais do evento são Oracle e Nokia. Em São Paulo, o evento contará com o patrocínio e a exposição de incubadoras de software como ITS e CIETEC, e do primeiro laboratório de Sun ONE na América Latina (C.E.S.A.R. – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

Criado em 1997, esses dois dias de road shows rapidamente conquistaram popularidade e hoje reúnem multidões de desenvolvedores do mundo inteiro para atualizá-los com os mais novos conceitos de software disponíveis e discutir as estratégias para a aplicação das tecnologias da Sun como Java, Jini, Solaris, arquitetura Sun ONE, ebXML, ferramentas Forte e JSP. ?A comunidade de desenvolvedores é uma das principais parcerias da Sun. O Tech Days é um dos programas que a Sun oferece para seus mais de três milhões de desenvolvedores para ajudá-los a se atualizar com as tecnologias e arquiteturas de software aberto?, explica Flávio Carazato, diretor de desenvolvimento de negócios Sun ONE da Sun Microsystems do Brasil.

Um dos assuntos de destaques do Sun Tech Days é o Sun ONE, que é a visão, a arquitetura, a plataforma e o conhecimento que permite o desenvolvimento e atendimento de serviços sob demanda (Web services). Por sua arquitetura aberta e integrável, o Sun ONE amplia os sistemas corporativos para reduzir custos e complexidade. Sun ONE também é, desde abril deste ano, a nova marca do portfólio de softwares da Sun, a evolução das linhas StarOffice, iPlanet, Forte e Chili!Soft.

A força da tecnologia Java

Uma pesquisa feita em 2001 pelo instituto Gartner mostra que 62% das companhias brasileiras já usam Java. Dados da Sun Microsystems do Brasil apontam que a procura por cursos de Java cresceu 674%, de 2000 para 2001. Existem hoje no Brasil doze grupos de usuários Java em atividade. Os dois maiores, a Sociedade de Usuários Java (SouJava) e o Brasília Java Users Group (DFJUG), reúnem, juntos, mais de dez mil participantes. Os associados desenvolvem projetos, sites, participam de reuniões e fazem intercâmbio de informações.

Serviço
Sun Tech Days
Data:
15 e 16 de outubro
Site:
www.sun.com/developers/techdays
Local: Amcham ? R. Amaro Guerra, 415 ? Chácara Santo Antônio
Informações – 0800-701 1804
.