Corpo de Bombeiros alerta para riscos de afogamentos

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar alerta para os riscos de afogamento. Desde o início da Operação Viva o Verão, em 19 de dezembro, guarda-vidas já realizaram, no litoral, 459 salvamentos e 47.449 advertências a pessoas que corriam risco no mar. De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, é importante que os banhistas não descuidem da segurança em qualquer local, mas principalmente no mar. ?Sempre alertamos que água no umbigo é sinal de perigo?, advertiu o tenente.

O cuidado, segundo ele, evitaria tragédias como a do adolescente Maicon William Valentin, 17 anos. O corpo dele foi resgatado na manhã desta quarta-feira (9) no balneário Costa Azul, em Matinhos. Ele tinha entrado no mar com dois primos no fim da tarde de terça-feira (8) no balneário de Canoas, em Pontal do Paraná, a seis quilômetros de onde foi realizado o resgate. De acordo com familiares, o rapaz não sabia nadar. Os guarda-vidas suspeitam que ele tenha sido levado por uma corrente de retorno. ?É um corredor de água com força contrária à das ondas. É difícil de ser percebido pelos banhistas e, por isso, nesses locais são colocadas placas de perigo?, explicou Leonardo.

Conforme o tenente, os dois primos de Maicon tiveram auxílio de surfistas que ajudaram no resgate, mas o adolescente afundou e não foi mais visto. As buscas foram iniciadas imediatamente no local do afogamento com pelo menos 20 bombeiros, embarcação, mergulhadores, moto-aquática e até mesmo o helicóptero do Governo do Estado. Rondas na praia foram feitas até mesmo durante a noite. Com o resgate, os bombeiros constataram que o rapaz apresentava um grande hematoma na parte frontal da cabeça, o que sugere choque com banco de areia ? que se forma com correntes de retorno ? antes dele se afogar.

Outros

Do início oficial da temporada até agora, os bombeiros já registraram outras sete mortes na água, sendo duas na Praia Mansa, em Caiobá (de rapazes que entraram no mar embriagados e de madrugada), quatro em rios da região litorânea e uma na baía de Guaratuba, no dia 31 de dezembro. ?Sempre pedimos que as pessoas procurem se banhar em locais guarnecidos por guarda-vidas, porque, em caso de necessidade, fica mais fácil a realização do salvamento. E, mesmo perto dos bombeiros, todo o cuidado no mar é necessário para evitar acidentes?, reforçou o tenente Leonardo.

Para evitar que as pessoas se distanciem da zona de arrebentação das ondas e se exponham indevidamente a perigo ainda maior, o Corpo de Bombeiros atua preventivamente com o uso de embarcações em patrulhamento constante utilizando lanchas, barcos infláveis, motoaquáticas e jet-skis. Nesta temporada o helicóptero Falcão I também é utilizado para patrulhamento aéreo. ?Mesmo com todos os equipamentos e pessoal que dispomos, sempre recomendamos que os banhistas tomem cuidado no mar?, avisou o oficial. Ele lembrou que para acionar o Corpo de Bombeiros no litoral basta ligar para o número de emergência 193.

Voltar ao topo