Congresso Mundial de Games reúne especialistas em Curitiba

Paixão pelo jogo e domínio da tecnologia de games são as principais motivações para a participação no “II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores”. Os negócios na área de software de entretenimento, que chegaram ao Brasil há pouco mais de cinco anos, já estão sendo considerados um dos mais crescentes no País. Para quem faz, gosta ou tem interesse no assunto, acontece dos dias 19 a 21 de novembro, no Cietep, em Curitiba, o II Congresso Internacional de Inovação em Jogos para Computadores. O evento vai estar dividido em apresentações de trabalhos científicos e palestras sobre casos de sucesso. Organizado pela Gamenet, que tem sede na Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, o evento tem o apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software – CITS e do Instituto Prointer.

O objetivo é reunir as principais entidades e empresas do Brasil na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos, bem como distribuidores, publicadores e outras empresas nacionais e internacionais relacionadas com o mercado de jogos. O II Congresso visa divulgar e sedimentar uma linha de pesquisa inovadora no País, com a colaboração e parceria de entidades internacionais, bem como incentivar e constituir um canal de comunicação entre os grupos emergentes na área, situados tanto na academia (Instituição de Ensino Superior) quanto na indústria.

Para o coordenador da Gamenet – Rede de Excelência de Empresas de Jogos de Entretenimento, Kazushige Asanome, o congresso vai possibilitar o encontro de apaixonados pelo jogo e domínio da tecnologia de games, principalmente utilizando simulações de Inteligência Artificial e desenvolvimento de enigmas em terceira dimensão. “Também é uma grande oportunidade para se ter uma visão de como está o negócio no mercado e quais as tendências e volume”.

O negócio no mundo

Segundo a revista Valor Online em 12/11/2000, no artigo “Mercado brasileiro é uma criança”, o mercado mundial de jogos eletrônicos movimentou no ano aproximadamente US$ 20 bilhões. No Brasil este número foi menor, embora não podendo ser ignorado, estimado em um volume de US$ 500 milhões em 2000. Em países como Estados Unidos (maior mercado consumidor e de desenvolvimento de jogos) a indústria de software gerou, em 2000, 220 mil postos de trabalho, pagou US$ 9 bilhões em salários e impostos e cresceu 14,9% ao ano, mais que o dobro da taxa de crescimento total da indústria norte-americana (“Game Industry Has Positive Effects On Economy”, PC Game Boy – PcGameworld.com, 07/05/2001).

Em 2001 o mercado norte-americano de videogames chegou a US$ 9,4 bilhões, ultrapassando a arrecadação da indústria do cinema durante o ano, que foi de US$ 8,4 bilhões. Em 2003, os jogos em celulares deverão movimentar cerca de US$ 1,6 bilhões de dólares nos EUA e Europa. Este número deverá saltar para US$ 6,0 bilhões em 2005.

O Congresso vai proporcionar troca de experiências, informações, contatos de negócios, divulgação de tecnologia, produtos e serviços e apresentação de palestras e depoimentos de profissionais da área, tanto no setor de desenvolvimento quanto de mercado. Nesta edição, também vão acontecer mini-cursos, rodadas de negócios e feira de produtos, além de participações internacionais, como o editor chefe do jornal alemão MCV, especializado no mercado de jogos, Joachim F. Meyer (Caipirinha Games).

Serviço

Congresso Internacional de Jogos em dados e números:

Organização: Centro Internacional de Tecnologia de Software ( CITS ), Instituto PROINTER e rede GAMENET/PR.

Data: 19 a 21 de novembro

Local: CIETEP – Av. Comendador Franco nº 1341 – Jardim Botânico Curitiba/PR

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