Com o objetivo de atender à demanda do meio acadêmico por treinamento em Linux, a Conectiva, empresa líder em serviços Linux na América Latina, acaba de desenvolver um programa especial para universidades. Através de um contrato com a empresa, as intituições superiores de ensino podem oferecer os cursos da Conectiva aos seus alunos matriculados, colocando um conteúdo tecnológico atual à disposição dos estudantes. O treinamento é ministrado por instrutores certificados e com apostilas desenvolvidas pela Conectiva. O contrato é feito sob condições diferenciadas, especiais para instituições superiores de ensino. 
 
A primeira universidade do País a integrar o programa é a instituição carioca UniverCidade, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, com instalações em 38 pontos da cidade e 35 mil alunos matriculados. Desde o início do ano, a unidade do bairro do Meier já está ministrando os cursos da Conectiva para seus alunos. A partir deste semestre, o programa deverá ser estendido para os câmpus da Lagoa e de Ipanema. 
 
?Oferecemos aos nossos alunos matriculados o treinamento da Conectiva como cursos de extensão e especialização?, constata Cláudio Fico, coordenador dos cursos de certificação em informática da UniverCidade. O curso completo ministrado na UniverCidade inclui os módulos Fundamentos, Redes, Sistemas I e II. A duração total do treinamento é de, aproximadamente, 11 meses.  
 
Não se trata do primeiro projeto da Conectiva para instituições de ensino. ?O meio acadêmico sempre foi um dos segmentos que mais apoiou o Linux e os softwares livres. Por este motivo, a Conectiva sempre se preocupou em trabalhar em conjunto com o ensino superior?, afirma Jaques Rosenzvaig, CEO da Conectiva. O segmento universitário é uma das partes mais ativas no desenvolvimento e na propagação do Linux. 
 
 As universidades de todo o País interessadas em participar do novo programa da Conectiva para o meio acadêmico devem entrar em contato com a empresa através do telefone (41) 360-2662.