Começa nessa quarta-feira (19/11), em Curitiba, o “II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores”. Paixão pelo jogo e domínio da tecnologia de games são as principais motivações para a participação no evento, que será realizado durante três dias, no auditório do Cietep, dividido em apresentações de trabalhos científicos e palestras sobre casos de sucesso.

Organizado pela Gamenet, que tem sede na Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, o evento tem o apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software – CITS e do Instituto Prointer. O objetivo é reunir as principais entidades e empresas do Brasil na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos, bem como distribuidores, publicadores e outras empresas nacionais e internacionais relacionadas com o mercado de jogos. O II Congresso visa divulgar e sedimentar uma linha de pesquisa inovadora no País, com a colaboração e parceria de entidades internacionais, bem como incentivar e constituir um canal de comunicação entre os grupos emergentes na área, situados tanto na academia (Instituição de Ensino Superior) quanto na indústria.

Para o coordenador da Gamenet – Rede de Excelência de Empresas de Jogos de Entretenimento, Kazushige Asanome, o congresso vai possibilitar o encontro de apaixonados pelo jogo e domínio da tecnologia de games, principalmente utilizando simulações de Inteligência Artificial e desenvolvimento de enigmas em terceira dimensão. “Também é uma grande oportunidade para se ter uma visão de como está o negócio no mercado e quais as tendências e volume”.

O negócio no mundo

Segundo a revista Valor Online em 12/11/2000, no artigo “Mercado brasileiro é uma criança”, o mercado mundial de jogos eletrônicos movimentou no ano aproximadamente US$ 20 bilhões. No Brasil este número foi menor, embora não podendo ser ignorado, estimado em um volume de US$ 500 milhões em 2000. Em países como Estados Unidos (maior mercado consumidor e de desenvolvimento de jogos) a indústria de software gerou, em 2000, 220 mil postos de trabalho, pagou US$ 9 bilhões em salários e impostos e cresceu 14,9% ao ano, mais que o dobro da taxa de crescimento total da indústria norte-americana (“Game Industry Has Positive Effects On Economy”, PC Game Boy – PcGameworld.com, 07/05/2001).

Em 2001 o mercado norte-americano de videogames chegou a US$ 9,4 bilhões, ultrapassando a arrecadação da indústria do cinema durante o ano, que foi de US$ 8,4 bilhões. Em 2003, os jogos em celulares deverão movimentar cerca de US$ 1,6 bilhões de dólares nos EUA e Europa. Este número deverá saltar para US$ 6,0 bilhões em 2005.

O Congresso vai proporcionar troca de experiências, informações, contatos de negócios, divulgação de tecnologia, produtos e serviços e apresentação de palestras e depoimentos de profissionais da área, tanto no setor de desenvolvimento quanto de mercado. Nesta edição, também vão acontecer mini-cursos, rodadas de negócios e feira de produtos, além de participações internacionais, como o editor chefe do jornal alemão MCV, especializado no mercado de jogos, Joachim F. Meyer (Caipirinha Games).

Serviço

Congresso Internacional de Jogos em dados e números:

Organização: Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Instituto PROINTER e rede GAMENET/PR.

Data: 19 a 21 de novembro

Local: CIETEP – Av. Comendador Franco nº 1341 – Jardim Botânico Curitiba/PR

Mais informações no site www.gamenetpr.com.br ou com Bárbara Pimentel (41) 317.2051 ou barbara@cits.br

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