Cofres feitos especialmente para armazenar sementes, caso algum dia a Terra sofra algo parecido com uma catástrofe nuclear, já possuem mais de 500 mil tipos de sementes. Localizado sob uma montanha, na ilha de Svalbard, na Noruega, o Global Seed Vault (ou o Cofre de Sementes Global) foi aberto em fevereiro de 2008 e armazena sementes – para que as espécies não estejam perdidas se algum desastre acontecer.

continua após a publicidade

De acordo com cientistas responsáveis pela manutenção do Global Seed Vault, se não encontrarmos um jeito de manter as plantações durante o aquecimento global, os humanos também não irão se manter. Como há uma camada de gelo sobre o cofre, as sementes possuem resfriamento natural que, junto com um condicionamento artificial, fazem que a temperatura nos cofres gire em torno de -18 graus Celsius.

E, para manter pessoas inescrupulosas longe dos cofres, os cientistas contam com outra proteção natural – os ferozes ursos polares que habitam a região. As sementes mantidas pelo cofre são provenientes de colecionadores – para garantir que nãos sejam transgênicas. Sementes geneticamente modificadas são mantidas em bancos de genes.

Fonte: O cofre do fim do mundo já tem 500 mil tipos de sementes.

continua após a publicidade