Cientistas britânicos estudam mapa de diferenças genéticas

Um grupo de cientistas britânicos estuda um mapa de diferenças genéticas para descobrir o caminho seguido pelas doenças humanas. Os cientistas pretendem criar um índice do código genético humano, que permitirá aos médicos localizar as variantes que causam as enfermidades.

O projeto, denominado “HapMap”, com investimento de 90 milhões de euros, está a cargo da Universidade de Oxford e do Wellcome Trust Sanger Institute.

Na pesquisa foram analisadas amostras de DNA de quatro populações: americanos de origem européia, a etnia nigeriana iorubá, chineses da zona de Pequim e japoneses.

O projeto do Genoma Humano recriou as seqüências de 99,9% do DNA comum a toda a humanidade e o HapMap classificará o restante, as particularidades individuais que existem em várias doenças.

Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, um dos maiores patrocinadores do projeto, disse que “o HapMap nos fornecerá um poderoso instrumento para cumprir o próximo e decisivo passo para a compreensão dos genes no desenvolvimento das doenças”.

Voltar ao topo