Foto: Ciciro Back/O Estado

 Luciano: "Eliminou-se a necessidade de voltar às sedes".

continua após a publicidade

Existe uma solução de conexão sem fio mais prática, ou pelo menos mais popular, à internet: os celulares. Além dos próprios aparelhos permitirem o acesso à rede mundial, eles também servem para conectar os computadores portáteis. Com um laptop ou um palmtop e um celular que possua tecnologias de transmissão de dados como GPRS (General Packet Radio Service) ou EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution), o internauta consegue se conectar a velocidades próximas a de redes ADSL.

Outra opção além do aparelho é acoplar ao laptop uma placa de rede PCMCIA habilitada para conexões em 2,5G e 3G. O preço do acessório, porém, é ?salgado?: pode variar de R$ 700 a R$ 900, mas as velocidades de transmissão de dados podem chegar a impressionantes 2,4 Mbps. Para quem vai sair de férias e não pode ou não consegue ficar longe da internet, a solução é ideal.

Na prática

Antes do acesso wireless a dados, toda vez que algum dos 90 corretores da equipe da Rede Imóveis (RI) em Curitiba queria fechar algum negócio, era preciso ir até o escritório para consultar a viabilidade do imóvel. ?Nesse meio, o principal fator se chama tempo. E dessa maneira, perdíamos tempo demais?, explica Luciano Tomazini, diretor de informática da RI.

A solução: recorrer a um pacote da operadora de celular Vivo, que interligou, através de palmtops, as informações dos imóveis das 11 imobiliárias que fazem parte da rede. ?Dessa maneira, eliminou-se a necessidade de voltar às sedes para atualizar as informações das vendas e locações?, diz Luciano. Hoje, a RI tem mais de 90 corretores com os aparelhos e um mailing de 3 mil imóveis, tudo em campo e em tempo real, que podem fechar negócio com o cliente através de um simples clique.

continua após a publicidade

Segundo Luciano, além do ganho de tempo e economia, a solução é até um apelo a mais para o cliente, que normalmente se impressiona com esse tipo de tecnologia e agilidade na hora de fechar negócio.

Para a Vivo, a solução deu tão certo que se tornou um produto nacional, lançado recentemente, chamado Vivo Imobiliárias. ?Agilidade é o elemento fundamental para o fechamento das vendas. Não tem como um corretor possuir os dados de 3 mil imóveis numa pasta ou mesmo num notebook. Agora eles têm esta informação na palma da mão?, diz o diretor.

continua após a publicidade