Britânicos criam combustível a partir de óleo de girassol

Cientistas britânicos desenvolveram um novo sistema para gerar hidrogênio a partir do óleo de girassol, que poderá ser utilizado no futuro como fonte de energia em residências e indústrias, e combustível para os meios de transporte. O anúncio foi feito por especialistas da Universidade de Leeds.

Os cientistas conseguiram criar o novo combustível através de um processo químico, que transforma o óleo de girassol em células de energia, as quais por sua vez transformam hidrogênio e oxigênio em água, produzindo eletricidade e calor no processo.

O descobrimento foi qualificado como “admirável” pela comunidade científica do país e promete gerar novas tecnologias de energia renovável.

Uma das desvantagens do novo sistema, porém, é que por enquanto o hidrogênio necessário para iniciar o processo químico normalmente provém da queima de combustíveis fósseis, que poluem e produzem gases que causam o efeito estufa, de aquecimento global.

Valerie Dupont, diretora do projeto na Universidade de Leeds, comentou: “Produzir energia a partir do óleo de girassol pode ser uma nova alternativa, mais favorável ao meio ambiente, ao reduzir as partículas poluentes. A produção de energia renovável abundante e barata reduzirá, além disso, a dependência do petróleo estrangeiro”.

Os pesquisadores britânicos conseguiram desenvolver um gerador experimental de hidrogênio que só utiliza óleo de girassol, ar e vapor d?água, além de dois preparados químicos catalisadores criados dentro do laboratório.

O hidrogênio produzido tem 90% de pureza, o que o torna um dos dispositivos mais eficientes obtidos até hoje. Esse gerador deve, no entanto, ser aquecido eletricamente, mas os cientistas estão trabalhando para desenvolver versões futuras que gerem seu próprio calor.

“O dispositivo poderá ser utilizado em postos de abastecimento com grandes tanques de hidrogênio, para que os motoristas possam ter acesso com seus veículos convertidos para o novo combustível”, acrescentou Dupont.

Voltar ao topo