Brasileiro é vice-líder em acesso a sites financeiros

Em maio, pela primeira vez desde que o IBOPE eRatings começou a medir a audiência domiciliar na Web brasileira (set/00), mais de 3 milhões de internautas acessaram sites de instituições financeiras, o que representa 39,49% do total de usuários ativos. O resultado coloca o Brasil na vice-liderança mundial. Nesta categoria, considerando-se apenas o acesso domiciliar, o País está somente atrás da Suécia, com 52,5% de alcance.

O desempenho torna-se ainda mais expressivo quando comparado com maio/2001 ? crescimento de 62,3%. Em comparação com outros países, o Brasil está à frente dos Estado Unidos, onde o acesso aos sites financeiros atingiu 36,88%, Inglaterra, 33,11%, França, 33,06%, Alemanha, 21,63%, e da Espanha, 21,13%.

Ranking Internet Banking

Os sites da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil continuaram sendo os mais acessados no mês de maio. A página da CEF recebeu 1,2 milhão de usuários, e a do Banco do Brasil registrou 749 mil acessos. O Itaú teve 735 mil, seguido pelo Bradesco, com 682 mil visitas. O relatório do IBOPE eRatings apresenta ainda uma comparação anual que mostra variações significativas em termos de crescimento do acesso e intensidade do relacionamento (visitas repetidas e tempo no site).

Comportamento dos Executivos na Internet

Os profissionais com funções executivas ou gerenciais são grandes consumidores de produtos financeiros, bens e serviços também na Web. Em maio, o site de ecommerce mais acessado por esses profissionais foi o do Ponto Frio, com 38,17% dos usuários, seguido pelo da Saraiva, com 29,30%. A página de banco mais acessada pela categoria foi a do Bradesco, que registrou 28,41% de acessos.

Executivos e gerentes, conforme apresenta o levantamento, eqüivalem a 7,31% do total de internautas domésticos. O tempo de acesso desses profissionais em maio foi de 9h46min, um pouco maior que a média nacional, que foi de 9h41min.

Nos EUA, entre os sites mais atraentes para estes profissionais, em termos de acesso doméstico, estão os da locadora de carros Hertz, da rede de hotéis Marriot, do American Express, da corretora eTrade e da empresa aérea US Airways. Os executivos e gerentes americanos representam 7,36% do total da audiência domiciliar, e 8,96% considerando-se a combinação entre audiência domiciliar e local de trabalho.

Voltar ao topo