Inédito no País, o AlôHelp é o mais moderno conceito de home care destinado a idosos, cardíacos, deficientes visuais e físicos, portadores de doenças crônicas, gestantes e pacientes em fase de recuperação. Nos Estados Unidos, cerca de 1 milhão de pessoas se utilizam desse sistema, que é exportado de Israel para 19 países.

Desenvolvido com tecnologia Wireless e equipamentos importados, o AlôHelp, resultado de 10 anos de pesquisa, dispõe de um terminal de alarme instalado na residência do usuário e de um botão de emergência sem fio que pode ser usado como um relógio ou colar. O sinal de alarme é transmitido através de ondas eletromagnéticas e o botão funciona a qualquer distância dentro de uma residência. A voz do assinante é captada através de um console do sistema , mesmo através de portas e paredes, por um microfone capaz de filtrar ruídos. Além disso, o sistema possui um alto-falante de potência equivalente ao de um micro-system. A Central também é capaz de acompanhar remotamente o bom funcionamento do aparelho, inclusive o fornecimento de energia.

O equipamento assemelha-se a um aparelho telefônico que aciona uma central de monitoramento 24 horas. Essa central possui um prontuário médico completo de cada assinante e orientações familiares para que possa adotar o procedimento mais adequado para a emergência. Atendendo com prontidão à chamada, um canal de viva-voz é aberto com o assinante. Dependendo do caso, a central comunica um parente, um vizinho e chama até uma ambulância.

O botão do AlôHelp é à prova d’água para que o relógio ou colar possam ser usados durante o banho.

Um banco de 119 dados do assinante como endereço, histórico médico, tipo sanguíneo, alergias, medicamentos prescritos, convênio e contato de médicos e familiares são armazenados na Central de Monitoração. Inicialmente, o sistema só será lançado nas cidades de São Paulo, Campinas e Santos.

A taxa de instalação do AlôHelp custa R$ 199,00 e a manutenção mensal do serviço, R$ 64,00. Tel. (11) 3868-3885. http://www.alohelp.