A Aker Security Solutions, empresa 100% nacional especializada em segurança da informação, está lançando o Aker Firewall Box 4.5, nova versão do seu sistema de segurança para proteção de redes corporativas. A solução é composta por hardware e software, dispensando o uso de servidores dedicados.

Um grande diferencial do produto está na ausência de disco rígido. ?Ele utiliza memória Flash, que é imensamente mais segura e confiável do que um HD, que se desgasta com o tempo por conter peças móveis?, comenta Rodrigo Ormonde, diretor de Tecnologia da Aker. Este alto nível de segurança é especialmente requisitado por sistemas de alta disponibilidade, como empresas de grande porte, companhias de telecomunicações e provedores de Internet.

O appliance possui um processador CISC de 1 GHz, 256 MB de memória RAM (expansível até 2 GB), 32 MB de memória Flash, três interfaces de rede 10/100BASE TX autosense (expansível até dez intefaces), leds indicativos, fonte de alimentação 110/220 Vac e gabinete de 19?? com 1U de altura montável em rack.

Em relação ao software, o Firewall Aker 4.5 protege a rede contra ataques de SYN Flood em servidores; possui respostas e avisos automáticas no caso de ataques ou eventos pré-configurados; suporta quantas interfaces de rede os equipamentos da empresa forem capazes de suportar; realiza backups remotos; faz autenticação de usuários de forma totalmente transparente através da utilização do Cliente de Autenticação Aker, que vem embutido no pacote do firewall; entre outros recursos.

O Firewall Aker 4.5 é compatível com qualquer sistema de criptografia do mercado que utilize o padrão IPSEC, suportando até 256 bits de criptografia simétrica. Com o uso dessa tecnologia é possível, por exemplo, interligar de forma segura e transparente as filiais ou empresas parceiras através da Internet. 

Características Inovadoras
O Firewall Aker incorpora várias novas funcionalidades, além de um aumento em sua integração com sistemas adjacentes, tornando-o um dos sistemas de segurança mais completos do mercado.

Ente as novas características está o recurso de priorização de tráfego, em que é possível definir quanto de banda determinado tipo de serviço irá usar. ?Se uma mensagem de e-mail leva 30 segundos ou 1 minuto para chegar, ninguém irá notar, o que já não ocorre quando se trata de uma página Web. Essa priorização também pode ser feita por usuário: um executivo ou um técnico do suporte pode ter acesso mais rápido do que os demais usuários. Dessa forma, é possível fazer um controle de banda e determinar a velocidade de acesso de cada usuário da rede?, diz Ormonde.

Ele explica que um dos diferenciais do Firewall Aker 4.5 é a incorporação de recursos de controle e administração de rede, característica que normalmente não faz parte de um firewall tradicional. ?Optamos por agregar essas funções uma vez que o firewall se encontra em uma posição estratégica dentro da rede.?

Dentro dessa ótica, outra novidade da versão 4.5 é a Estatística de Tráfego Customizável. Com esse recurso, o administrador pode saber tudo o que acontece na rede, quantos e-mails cada usuário enviou ou recebeu, quantas vezes acessou a Web e quais páginas visitou, entre outras possibilidade. 

Controle de acesso
O produto possui ainda integração com o Analisador de Contexto (URL) Aker, impedindo determinados usuários ou grupos de acessarem categorias específicas de sites Web, tais como pornografia, música ou MP3, webmail, etc; e com o Analisador de Log Aker, possibilitando a geração de relatórios estatísticos de utilização dos recursos da rede. Por exemplo, é possível analisar durante um certo período determinado quais foram as máquinas que mais acessaram a Web ou quais URLs um determinado usuário mais acessou. Além disso, pode-se verificar se houve alguma varredura de portas durante esse tempo para algum servidor.

Sobre a Aker
Fundada em 1997, a empresa conta com uma equipe técnica especializada de alto nível. Além da comercialização de produtos, a Aker oferece serviços de consultoria, treinamentos, análise, teste de invasão e desenvolvimento de projetos na área de segurança.
A Aker desenvolveu o primeiro firewall no Brasil, o Firewall Aker, atualmente exportado para diversos países, com padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.