O mundo dos LCDs tradicionais deixou de ser plano ontem (21/05) quando a Toshiba America Electronic Components anunciou uma tela LCD flexível durante a conferência da Society for Information Display.

A novidade, que mede 8,4 polegada (21,33 cm) na diagonal e possui uma matriz ativa do tipo TFT (thin film transistor) e resolução padrão SVGA, pode ter uma curvatura de raio de até 7,9 polegadas, segundo a Toshiba. A tela é fina (menos de 4 mm) e leve, pesando menos que 20 gramas.

Segundo a fabricante, a tela foi criada juntando uma camada extremamente fina de vidro com uma folha de plástico flexível. Esse produto é mais um passo na direção de uma tela LCD dobrável.

A demonstração da nova tela durante a conferência “provocou muito interesse”, segundo Steven Vrablik, diretor de desenevolvimento de negócios da unidade de LCDs, telas e componentes da Toshiba America. Participantes citaram várias aplicações para o produto, como telas de 360 graus ou painéis de instrumentos para carros.

Tais comentários mostraram que existem várias aplicações em que a Toshiba ainda não havia pensado, porém terá bastante tempo para pensar nisso, já que a empresa não espera disponibilizar o produto comercialmente até o final do ano fiscal de 2004.

  (Fonte: Sam Costello, IDG News Service, Boston – Com tradução de PC World)