Desde que surgiram, os computadores vêm diminuindo de tamanho ganhando dimensões estratosféricas em matéria de desempenho, velocidade e eficiência. Os acessórios não poderiam ficar para trás e, hoje, já encontra-se muitos tipos de periféricos de tamanhos reduzidos, excelentes para os usuários que dispõem de pouco espaço na estação de trabalho ou para atender necessidades de ergonomia. A Clone, uma das maiores empresas de acessórios para informática do país traz muitas novidades para os usuários que não acreditam que tamanho é documento.

 

Semelhante a um teclado de notebook, o Teclado Mini Slim da Clone tem tamanho reduzido e apenas 88 teclas, enquanto os teclados normais têm de 100 a 120. Ideal para equipar computadores em pequenas estações de trabalho, o Teclado Mini Slim conta com teclas sensíveis e macias ao toque, e mesmo com a pequena quantidade de teclas, adota o padrão ABNT 2, com teclas especiais como a ?ç?.

 

Os mouses, um dos primeiros tipos de periféricos a aderir à redução de tamanho, vêm evoluindo cada vez mais. O Mini Mouse RF Optical da Clone, por exemplo, comunica-se por rádio freqüência (sem fio) com o conector e ainda possui leitor ótico de movimento. Ainda menor que os Mini-mouses é o Micro-Mouse Optical 3D, também com leitor ótico de movimento. Esses acessórios são indicados para crianças, pois o tamanho reduzido encaixa-se bem em suas mãos, para usuários adultos que tenham mãos pequenas e para usuários de notebook, cujo principal problema é transportar o mouse em pequenos espaços.

 

Outros acessórios que já podem ser encontrados nas versões ?mini? no mercado brasileiro são o Mini HD Portátil, que do tamanho de um chaveiro pode armazenar até 128 MB de informações, conectando-se pela porta USB dos computadores; e ainda o Mini HUB Multimídia, que permite maior controle dos hardwares e softwares multimídia, com entradas para caixa de som, fone de ouvido, microfone e ainda tem uma entrada especial para mini-plug.