Receita enviada pela leitora Glady Montoya.

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de azeite de oliva.

1 cebola graúda picada.

6 talos de cebolinha-verde fatiada.

1 colher (sopa) de salsinha picada.

2 dentes de alho picados.

10 tomates sem pele bem picados.

2 xícaras (chá) de água ou caldo de peixe.

1 folha de louro.

150g de ervilhas.

300g de palmito picado.

500g de camarões pequenos limpos.

1 lata de sardinhas em conserva.

5 xícaras (chá) de farinha de milho em flocos.

1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua.

2 colheres (chá) de sal.

2 ovos cozidos.

1 tomate fatiado.

Folhas verdes.

 

Modo de preparo:

1)      Esfarele os flocos de farinha de milho com as mãos ou passe por uma peneira grossa. Prepare um caldo com a casca dos camarões.

2)      Coloque em uma panela grande o azeite de oliva e leve ao fogo. Acrescente a cebola e o alho e refogue em fogo baixo até a cebola estar bem macia e transparente. Acrescente a folha de loura, a cebolinha e a salsinha, misture bem e refogue por 2 minutos. Acrescente os tomates e refogue em fogo baixo por 10 minutos, ajudando com o garfo a desmanchar os tomates. Coloque a água ou o caldo e ferva por 15 minutos em fogo baixo, aumente o fogo e acrescente o palmito picado, as ervilhas e os camarões levemente. Coloque o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.

3)      Acrescente aos poucos as farinhas, cozinhando por cerca de 10 minutos e mexendo sem parar até que o cuscuz se solte da panela.

Unte uma forma de bolo (furo no meio) com o azeite de oliva e coloque fatias de tomate, as sardinhas e fatias de ovo cozido nas laterais. Encha com o cuscuz apertando bem, desenforme e sirva quente ou frio acompanhado de salada verde.

 

Confira mais receitas de Acompanhamento.