2014 já está quase acabando e, nestas últimas semanas, o que as pessoas querem mesmo é aproveitar as festas de fim de ano. Nestas ocasiões, é preciso escolher uma roupa bacana, um penteado que valorize seus traços e uma maquiagem que faça você se destacar. E, como já foi mostrado na coluna Coisas de Diva da semana passada, nas festas mais especiais como o Natal e o Réveillon, a maquiagem pode ser um dos destaques do look, afinal com uma make de arrasar, ninguém passa despercebida.

Para ajudar você a caprichar na maquiagem, saber o que está em alta e que cores mais combinam com o Natal e o Ano Novo, o TDelas também foi ouvir quem entende do assunto e dá mais algumas dicas hoje. Para a maquiadora e diretora da Escola de Maquiagem Profissional Grisiela Ribeiro, nestas festas, a maquiagem pode seguir duas linhas principais: luxuosa para a noite de Natal e fresca para celebrar a chegada de 2015.

Suellen Lima
Maquiagem pode ser um dos destaques do look.

Para o Natal, Grisiela indica uma maquiagem elegante, feita com cores quentes como a marsala (ou sangria), eleita a cor de 2015 pela Pantone (empresa norte-americana que lança tendências de cores seguidas pela indústria). “Esta cor, um vermelho terroso com um toque de marrom, pode ser combinada com o dourado, na maquiagem dos olhos. Para acertar, passe a sombra dourada do canto interno do olho até a metade da pálpebra. Deste ponto até o canto externo do olho, aplique a sombra cor sangria e depois esfume. Para finalizar os olhos, faça um traço com delineador ou lápis preto (traço fininho ou gatinho) e não esqueça de aplicar generosas camadas de máscara para cílios na cor preta”.

Ainda sobre a maquiagem ‘natalina’, a maquiadora indica usar um batom neutro, caso o resultado desejado seja algo mais natural, ou cores mais intensas, como os próprios tons de marsala, que ficam bem tanto nas loiras como nas morenas. Para contrastar com olhos e boca marcantes, a pele deve receber produtos como BB cream e bases com acabamento mais leve. E o último toque fica por conta do blush na cor bronze.

Réveillon

Brasileiro adora praia e esperar pela chegada do Ano Novo pulando sete ondas também está entre as nossas tradições. Mas esta exposição ao vento e ao sal pode arruinar seu visual se você não usar os produtos corretos. Para o Réveillon na praia, Grisiela sugere uma maquiagem suave, que destaque uma pele bem hidratada e iluminada. Para conseguir este efeito, ela indica o uso de hidratantes, BB ou CC cream ou apenas corretivo nas manchas e olheiras. Para complementar, iluminador e pó bronzeador.

Suellen Lima
Já para os olhos, a pedida é um delineado com lápis branco ou com sombras.

Já para os olhos, a pedida é um delineado com lápis branco ou sombras na cor champanhe para as morenas ou mulheres com pele quente e prata ou perolizado para as loiras ou quem pele fria. “Para os lábios, sugiro rosa ou vermelho para as loiras e vermelho ou cores quentes para as morenas. Lembrando de optar por batons de acabamento mate, para evitar que eles escorram ou grudem nos cabelos. As orientais podem usar cores quentes para harmonizar ou de tom frio se quiserem chamar a atenção. Já as mulheres de pele negra ficam lindas quando escolhem a cor de base correta para suas peles, evitando ficar com a pele acinzentada ou avermelhada”.

Sem excessos

Para o maquiador Anderson Bueno, que já maquiou celebridades como Claudia Leitte, Marília Gabriela e Marília Pêra, outro cuidado é com o uso de brilhos. Segundo ele, o Natal é uma noite mágica, mas não é motivo para abusar. “Use cores mais neutras e sóbrias nas pálpebras. E, nos l&aa,cute;bios, um vermelho cai perfeitamente bem, se for opaco, mais chique ainda!”, diz.

Suellen Lima
Para finalizar, dê atenção aos cabelos.

Ele também sugere que as mulheres deixem de lado o preto e escolham tons mais coloridos e vibrantes, especialmente na noite da virada. “Alinhe a cor da maquiagem com aquilo que você deseja para o seu ano novo, como: amarelo e dourado (dinheiro), vermelho (amor), azul (prosperidade) e lilás (energias positivas e equilíbrio)”, indica.

Com a maquiagem pronta, não esqueça de dar uma atenção para os cabelos. Segundo o cabelereiro Daniel Furuie do Lady&Lord Ecoville as principais tendências apostam em penteados românticos, desestruturados ou com influência hippie. “No Natal, faça um penteado desestruturado, use enchimentos (donuts) ou faça cachos soltos. Para o Ano Novo, escolha uma trança ou faça um penteado amassado com a ajuda dos sprays modeladores de efeito ‘praia’. Criando um penteado mais natural e não muito arrumadinho, a beleza da mulher se destaca”.