Veja como deixar seus cosméticos livres de fungos e bactérias

Cremes, maquiagens e pincéis podem abrigar uma colônia de fungos e bactérias se não forem bem conservados e higienizados. Uma sujeirinha pode alterar a eficácia do produto, ou pior, pode ser a responsável por alergias e coceiras na pele.

Para evitar surpresas desagradáveis, comece pela data de validade. Antes de comprar, procure pelas letras miúdas. Geralmente existem duas. Uma que indica até quando ele ficará conservado, sem perder as propriedades, e outra que limita o tempo de uso a partir do momento em que você abre a embalagem. “No Brasil as indústrias colocam data de fabricação e o prazo de validade enquanto que na Europa, por exemplo, os cosméticos sem prazo de validade descrito sobre a embalagem tem uma durabilidade de três anos a partir da data de fabricação e, após abertos, devem ser usados no tempo estipulado pelo fabricante” explica a farmacêutica Maria Helena Rocha dos Santos.

Depois de usá-los, veja se estão bem fechados. A umidade que entra por aquela frestinha acelera a proliferação de fungos. É por causa dela que o banheiro não é lugar para deixar seus utensílios de beleza. O ambiente ideal deve ser fresco, arejado e com temperaturas entre 20 e 25 graus. Nunca deixe-os expostos à luz solar. A cor, a textura e o cheiro podem mudar completamente.

Segundo Maria Helena, qualquer nova substância que entre em contato com seu cosmético pode alterar a fórmula. Por isso, receitinhas para aumentar a durabilidade devem ser abolidas. “Não é recomendável adicionar água ou outras substancias para fazê-los durar mais pois assim corre-se o risco de contaminar o produto e alterar a sua estabilidade o que provavelmente afetará a sua performance”.

Quem recorre aos pincéis para aplicar blush, sombra, base e o pó compacto precisa incluir estes instrumentos na listas dos itens que precisam de limpeza. Hoje em dia existem produtos especiais para a lavagem das cerdas. Senão, utilize um xampu suave e misture com água. É importante que estejam bem secos antes de serem guardados. Caso contrário, eles vão ser um convite aos fungos.

Para não errar, tire o excesso e água com uma toalha e deixe secar sobre uma folha de papel absorvente, nunca o use o secador de cabelos. Quem usa os pincéis todos os dias, deve repetir a operação mensalmente. “Além de prevenir o crescimento e a instalação de fungos e bactérias conservar os pincéis limpos permite um melhor resultado da maquiagem”, conclui a farmacêutica.