Veja as dicas para se manter calma no vestibular

Os vestibulandos estão entrando na reta final de estudos. A partir de novembro, a maratona de provas começa. E é nesta hora que todo o seu esforço se transforma em um instrumento importante para abrir as portas para a universidade.

Toda esta tensão pesa e a ansiedade pode colocar tudo a perder. A concentração é afetada e o famoso branco, muitas vezes, aparece. Daí as informações ficam desordenadas e o tempo para a realização do exame pode não ser devidamente aproveitado.

Então, o que fazer para evitar esta catástrofe? Em primeiro lugar, tenha consciência de que você estudou. O vestibular exige conhecimento amplo e massificado e isso não se consegue de uma hora para a outra. Ao longo do ano, o cérebro precisa ser treinado para processar todas estas informações. Por isso, se você seguiu uma rotina de estudos já tem a principal arma para vencer esta batalha.

Na semana que antecede a prova, inclua o lazer como parte da preparação. Ouça música, vá ao cinema, leia um livro. Tente fugir ao máximo do clima de tensão. Se o cursinho realizar as chamadas super revisões, vá com tranqüilidade para a aula e não deixe que um conteúdo menos assimilado se transforme em motivo para pânico.

Saiba que existe vida após o vestibular. Se passar, excelente, se não for desta vez, não se desespere. O sucesso da vida profissional não depende necessariamente de entrar de primeira na faculdade e sim de um bom embasamento. Leia bastante, procure ter bons professores e invista em uma vida cultural. Com informações e um bom preparo emocional, você vira um forte candidato a vencer esta etapa.