Mais proteção e conforto

Ter um bom top faz toda a diferença na hora do exercício

Fazer exercícios físicos é fundamental para manter a forma e a saúde do corpo em dia. E, para malhar, seja praticando um esporte, musculação ou atividades aeróbicas, conforto e segurança não podem ser deixados de lado. No entanto, o que acontece nesta hora é que muitas mulheres se lembram de escolher o tênis correto e roupas bonitas, mas se esquecem de itens como um bom top, peça que pode fazer muita diferença, já que sutiãs comuns não são adequados para quem se exercita, podendo provocar, inclusive, flacidez nos seios.

De acordo com um estudo realizado na Inglaterra pelo Grupo de Pesquisa da Saúde da Mama, da Universidade de Portsmouth, 72% das mulheres que participaram da pesquisa, que apresentavam os mais variados tamanhos de seios, relataram dor ou desconforto durante os exercícios. E estas dores, muitas vezes, eram o motivo principal que as levavam ao abandono da prática esportiva. Além das dores, ainda segundo o estudo, correr sem sustentação nos seios exige mais das pernas e aumenta em até 27% o impacto contra o solo, elevando o risco de lesões.

Para a médica especialista em medicina do esporte do Hospital VITA Curitiba, Alana Cláudia Murillo Santos, proteger os seios durante a prática de atividade física é um cuidado deve ser tomado por todas as mulheres, em especial, por aquelas que apresentam mamas mais volumosas e por quem possui próteses de silicone. “A atividade física impõe um ‘balanço’ às mamas, que deve ser prevenido e amenizado com uma sustentação adequada durante a atividade, para que os exercícios possam ser executados com conforto e com o máximo de eficiência e aproveitamento”.

Segundo ela, em esportes como a corrida, a tendência das mamas é se deslocar lateralmente e verticalmente a cada passada. “A oscilação da mama neste exercício pode chegar até 21 centímetros, valendo para todos os tamanhos de mamas. E essa oscilação, que pode levar a um aceleramento do processo evolutivo natural de flacidez, pode ser amenizada com uso de tops adequados. O fortalecimento dos músculos peitorais também favorece a sustentação dos seios, e nisso, a atividade física localizada contribui”.

Outro aspecto a ser considerado é a intensidade do exercício praticado. Segundo Alana, quanto maior o impacto do exercício, maior pode ser a flacidez ou distensão das fibras da pele. “Para estas atividades, se faz necessário uma preocupação em usar tops que proporcionem maior sustentação dos seios, evitando a sobrecarga dos ligamentos das mamas e das fibras da pele”, orienta.

Reduzindo os riscos

Marco André Lima
“Prefiro modelos mais fechados”. diz Mari.

Para evitar problemas e garantir proteção para os seios, a melhor alternativa é comprar um top reforçado, próprio para o uso durante os exercícios. Segundo especialistas, os tops ideais são os de compressão, que apresentam tecidos mais firmes e prendem mais as mamas, e que tenham alças maiores para se acomodarem bem às costas, de preferência em formato de X. Sutiãs e tops comuns devem ser evitados.

A proprietária da loja Liz do shopping Pátio Batel Alison Mazza Lubascher também lembra que o top certo ajuda a corrigir a postura, oferece segurança e ainda contribui com uma melhoria no rendimento. “Hoje, temos opções de tops adequados para cada tamanho de seios, costas ou intensidade de exercícios. Para escolher o top adequado, sugiro que as mulheres provem até que encontrem o modelo com o qual se sintam mais confortáveis, escolhendo o tops que ofereçam encapsulação dos seios (mas sem apertar), segurança, tecidos respiráveis, fecho protegido e com bojos e alça adequados, que não sobrecarreguem a coluna”, diz Alison.

Praticante de musculação e corrida, a blogueira Mari Frazão, de 33 anos, não abre mão de usar um bom top ao se exercitar. Ela conta que costuma escolher modelos que ofereçam proteção para os seios e segurança para realizar os movimentos. “Para escolher, vou por aquilo que faz com que eu me sinta confortável e segura, que não me deixe exposta ou insegura para realizar um determinado exercício, que não ofereça riscos de mostrar demais. Assim, prefiro modelos mais fechados e com boa sustentação. E, com os tops, nunca senti dores na região. Eles realmente funcionam”.