enkontra.com
Fechar busca

Mulher

Sol e calor do verão exigem cuidados com a pele

  • Por Leilane Benetta

Falta pouco para a chegada do verão, a estação do ano preferida de muita gente. E o que as mulheres mais querem nessa época? Arrasar, claro. Na praia, na piscina, ou curtindo na própria cidade, quem não quer estar linda neste período? Na época em que os corpos ficam muito mais à mostra, o desejo é que a pele, o cabelo e tudo mais, estejam ainda mais bonitos. Mas o verão exige alguns cuidados especiais com a beleza devido à maior exposição ao sol e ao calor.

Um deles é com os banhos, que devem ser mais breves, para que a água não agrida a pele. “Preferencialmente, deve ser um banho mais rápido, com água não muito quente e pouco sabonete. Deve-se evitar o uso de buchas”, orienta a da dermatologista Fabiane Brenner. Logo após o banho, o ideal é usar um creme hidratante, para evitar o ressecamento da pele.

Uma das maiores queixas após o verão é o aparecimento ou a piora nas manchas de pele. “A tendência é piorar com a exposição ao sol”, explica Fabiane. Por isso, a proteção solar é fundamental para prevenir manchas e câncer de pele. “O ideal, mesmo para quem tem a pele mais morena e não tem problemas com manchas, é usar o filtro solar no dia a dia”, destaca.

Os filtros solares com fator de proteção solar (FPS) a partir de 15 são suficientes para proteger a pele dos raios solares, contanto que sejam reaplicados com frequência. “O filtro solar 15 protege do sol em até 90%. Então, se você aplicar esse fator de duas em duas horas, em boa quantidade, é suficiente”, diz. De acordo com Fabiane, os filtros com FPS maior costumam ser usados porque dificilmente as pessoas reaplicam o filtro no tempo certo e, em geral, tendem a aplicar uma quantidade menor do que a necessária.

Para quem tem a pele mais ressecada, Fabiane sugere os filtros em creme. “Já para quem tem a pele mais oleosa e quem tem acne, o melhor é um filtro mais fluido, em gel”, ressalta. Quem adora se bronzear deve ficar atenta aos horários. “O ideal é até às 10h da manhã e depois das 16h”, afirma a dermatologista. Nesse horário, a exposição ao sol possibilita a produção da vitamina D, fundamental para os ossos, e a incidência dos raios causadores do câncer é menor.

Cabelos mais naturais

Outra preocupação das mulheres no verão são os cabelos. A principal dica do hair stylist Mateus Loureiro de Almeida, da Tristano Peluqueria, é deixar os cabelos da forma mais natural possível. “Antes de começar o verão, o melhor é adequar um corte que ajude a mulher a usar um cabelo mais natural, o que ajuda na saúde do fio”, diz.

O sol, a piscina, o mar e as lavagens mais frequentes nessa estação são fatores que danificam o cabelo. Os fios ondulados e claros naturalmente, segundo Mateus, são mais “porosos”. Por isso, “os cabelos ondulados devem ser hidratados duas vezes mais do que o normal no verão e os claros precisam de proteção solar”.

Quanto aos produtos em que as mulheres devem investir na temporada, o hair stylist afirma que “o melhor amigo da mulher para sempre é o leave-in”. Os leave-in são os chamados “cremes de pentear”, que devem ser usados após a lavagem. Para escolher um bom produto, ele orienta procurar sempre os que sejam de linhas profissionais ou buscar orientação com um dermatologista ou cabeleireiro.

Máscaras de tratamento também são importantes, principalmente para quem adora uma piscina. “A água do mar também danifica o cabelo, mas o cloro é mais agressivo do que o sol. O melhor é utilizar a máscara três vezes por semana”. Os óleos, principalmente o de argan, devem ser usados com moderação, pois “o fio fica acostumado e isso acaba tirando a eficácia do produto”.

Usar bonés e chapéus é importante para evi,tar queimar o couro cabeludo. “Quando começa a descamar o couro cabelo fica um aspecto de caspa, mas não é, acontece assim como acontece com a pele. Então, é bom deixar bem protegida essa parte, para depois não precisar fazer nenhum tratamento”, afirma Mateus.

Marco André Lima
Fabiane indica banhos mais curtos e menos quentes, além da utilização de cremes hidratantes, para evitar o ressecamento da pele.

Não esqueça dos olhos

Além de compor o visual do dia a dia no verão, os óculos de sol são indispensáveis para a proteção dos olhos. O oftalmologista Carlos Augusto Moreira Junior, do Hospital de Olhos, explica que as radiações ultravioleta a (UVa) e ultravioleta b (UVb) são danosas para os olhos, assim como para a pele. “Só que nos olhos não podemos passar o filtro”, comenta. Ele também ressalta que “muita ultravioleta aumenta a frequência de catarata, faz com que a presbiopia aconteça mais precocemente e causa a degeneração macular”.

Na hora de comprar um óculos, é preciso certificar-se de que ele tenha proteção contra os raios solares. Tanto os óculos de marca, quanto os mais baratos, podem ter essa proteção. “Tem que estar escrito na lente”, destaca o oftalmologista. A cor dos óculos não precisa ser escura. “Existem tonalidades mais claras de lentes que também protegem contra o UVa e o UVb”, complementa o médico.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Últimas Notícias

Mais comentadas