Sair de casa com o cabelo desarrumado é algo impensável para muitas mulheres. Para deixar as madeixas do jeito que mais gostam, elas costumam recorrer à ajuda de ferramentas como o secador de cabelos, prancha e babyliss. Mas, para manter a beleza dos cabelos, é preciso saber lidar com estes equipamentos, utilizando cada um da forma correta, senão o resultado pode ser muito diferente, rendendo fios frágeis e danificados.

continua após a publicidade

Felizmente, os produtos disponíveis no mercado são produzidos com tecnologias avançadas, que protegem os fios e facilitam o uso. “Atualmente, existem boas opções, inclusive com aparelhos que emitem íons, que quebram as partículas de água, hidratam e evitam o ressecamento dos cabelos. Estes equipamentos, associados ao uso de produtos termoativados e outros cuidados, como corte e hidratação, garantem fios modelados, hidratados e saudáveis”, afirma o tutor dos cursos do Lady&Lord Centro de Formação de Profissionais da Beleza Pablo Inísio.

Para deixar as madeixas perfeitas, Inísio diz que o primeiro cuidado, já com os cabelos lavados, é aplicar um leave-in, produto sem enxágue que oferece proteção térmica contra o calor desses aparelhos. “Este produto pode ser encontrado em várias marcas e pode ter diversas apresentações, cada uma delas indicada para um tipo de cabelo. O ideal é utilizar o leave-in em todo o comprimento, evitando as raízes”.

Com os fios protegidos, o próximo passo é regular a temperatura do equipamento, adequando a quantidade de calor correta para a espessura do cabelo. Algumas pranchas e babyliss já vêm com indicadores de temperatura, já os secadores podem ser ajustados de acordo com os botões do aparelho.

continua após a publicidade

“Cabelos finos, delicados ou com tratamentos químicos não devem ser expostos a uma temperatura superior a 190 graus. Os mais grossos e resistentes podem aguentar até 200 ou 210 graus”, orienta.

Escova

continua após a publicidade

Além do secador e do leave-in, é necessário ter uma boa escova, que pode ser de alisar (com cerdas naturais e mistas) ou de modelar (de cerâmica e cerdas de nylon artificiais). Antes de escovar, é preciso secar um pouco os fios e dividir o cabelo em mechas. Com o secador em temperatura média, se estiver usando o protetor térmico, basta aproximar o secador dos fios a cerca de cinco centímetros de distância. Se não usar o leave-in, deixar o aparelho a pelo menos 15 centímetros.

Chapinha

Para não danificar os fios, cabeleireiros recomendam as pranchas de cerâmica. Para utilizá-las, o cabelo deve estar seco, caso contrário, os fios podem ser quebrados e ficarem ressecados. Para alisar, é só separar as mechas, preferindo deixá-las com um volume médio, nem muito finas (podem esquentar demais) nem muito grossas (podem não alisar), e passar a chapinha em média duas vezes em cada uma delas.

Babyliss

Deve ser usado da mesma forma que a chapinha. É só regular a temperatura, passar o leave-in e separar as mechas, que podem ser enroladas em sentidos alternados, para dar um efeito mais natural. Para enrolar os fios no aparelho, esperar cerca de dez segundos e depois soltar. Os cachos podem ser usados mais definidos ou então, basta passar os dedos para deixar as mechas mais soltas, à lá Gisele Bündchen. Finalizar a escova, chapinha ou cachos com sprays ou óleos como o de argan.