Ter traços mais definidos nos olhos, sobrancelhas e nos lábios pode ser o sonho de qualquer mulher. Ficar com estas áreas realçadas, sem qualquer esforço ou truque de maquiagem, pode facilitar muito diante da correria do dia a dia. Antigamente, quem desejava este efeito optava pela chamada maquiagem definitiva. Esta técnica funciona como uma tatuagem, difícil de ser removida. No entanto, hoje em dia, o mercado de beleza disponibiliza muitas outras técnicas que se prestam a atingir este mesmo objetivo.

Entre elas, está a micropigmentação, que também consiste no depósito de pigmentos na pele. Neste caso, o serviço é feito em uma camada mais superficial da pele. Com o tempo, o contorno feito passa por um clareamento natural, a partir da regeneração das células da pele. Por isto, é chamado de maquiagem prolongada.

Independente da escolha, a mulher deve avaliar o que deseja e escolher um profissional capacitado para isto. As técnicas para maquiagem definitiva e prolongada utilizam agulhas especiais. “A mulher deve ficar atenta se todo o material foi esterilizado e se foi feita assepsia. Estas medidas evitam as infecções de pele e até o contágio de hepatite C ou Aids”, alerta a dermatologista Karin Adriane Helmer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná (SBD-PR). “A maquiagem definitiva é uma técnica segura, desde que feita por um profissional qualificado. O maior cuidado é ter uma boa referência e conhecer o profissional”, ressalta.

A médica ainda lembra que algumas mulheres podem apresentar alergias por causa da pigmentação. Não há maneiras de descobrir antes se isto pode ocorrer. O local onde foi aplicada a pigmentação pode ficar elevado, com vermelhidão e coceira. Diante disto, é recomendada a aplicação de pomadas para diminuir o desconforto causado pela alergia.

Karin lembra que a maquiagem definitiva é como se fosse uma tatuagem, feita com o objetivo de ressaltar a beleza de algumas áreas do rosto. “O pigmento, uma vez colocado, é difícil de ser removido. São necessárias muitas sessões de laser e o resultado nunca deixa a pele como era antes”, comenta. Nas sobrancelhas, onde normalmente são aplicados pigmentos pretos ou azulados, o laser pode queimar os fios restantes, pois a coloração dos pelos é similar a da pigmentação. “No contorno labial, é ainda mais difícil porque o pigmento é vermelho. A cor oxida com o laser”, salienta.

Uma festa pra todos

A especialista em micropigmentação Lu Rodrigues, do Maison Lu Make Up, possui uma técnica diferenciada, de maquiagem de longa duração com a aplicação de pigmentos em micro linhas. “Toda a composição do desenho é feito com micro linhas, dentro do conceito de realismo. A sobrancelha, por exemplo, fica com um formato mais natural. No lábio, faz com que pareça que é a cor natural”, revela.

De acordo com ela, esta técnica é diferente da maquiagem definitiva porque a pigmentação é colocada em camadas superficiais da pele e ainda conta com o desenho mais realístico, em 3D. “São usados os mesmos produtos e trabalhamos com o que é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A diferença não é o produto ou a máquina, mas sim a técnica”, comenta.

Além das sobrancelhas, do preenchimento dos lábios e contorno dos olhos e da boca, a técnica também pode ser aplicada em cicatrizes e em entradas no couro cabeludo, entre outros casos. “Existem mulheres que gostam de usar o cabelo dividido, mas aparecem estas falhas no couro cabeludo. O preenchimento com a pigmentação dá impressão de mais volume na região”, explica Lu Rodrigues.

De acordo co,m ela, a mulher que procura o serviço passa por uma avaliação. As imagens dela são inseridas em um programa, que indica as formas que podem ser trabalhadas com a micropigmentação. A maquiagem de longa duração é realizada em uma ou duas sessões, com durabilidade de um ano. Depois deste período, há um clareamento natural, segundo a especialista. A mulher, então, precisa passar por mais uma sessão para reativar o resultado. “Atendemos mulheres de todas as idades, desde as mais jovens até as senhoras. Existem mulheres que querem fazer em diferentes regiões do rosto ao mesmo tempo. Muitas senhoras querem fazer sobrancelha, contorno dos olhos e lábios. Sempre fazemos uma avaliação, até porque algumas podem ter a pele mais sensível”, revela.