Estamos no verão, época em que as visitas à praia e à piscina aumentam e, com elas, a exposição do corpo. Muitas mulheres procuram o bronzeado perfeito durante a estação e lançam mão de produtos que aceleram o processo de tonalização da pele.

continua após a publicidade

Manter uma dieta equilibrada e incluir alimentos fotoprotetores podem ajudar a conquistar um tom dourado e uniforme, além de proteger e hidratar a pele dos danos causados pelo sol.

Ione Leandro, nutricionista responsável da Onodera Estética, afirma que os alimentos agem como um protetor solar natural. “Alimentos como cenoura, cacau, amêndoas, linhaça, laranja e maçã contam com nutrientes como betacaroteno, vitamina E, vitamina C, ômega-3, elastina e outras substâncias que aumentam a resistência ao sol, a elasticidade e a hidratação da pele, além de garantir um bronzeado mais saudável, uniforme e duradouro”, explica.

Alerta, ainda, que outros cuidados com a pele são fundamentais, como o uso do protetor solar, que deve ser aplicado a cada duas horas ou a cada banho e sudorese intensa. “A ingestão de alimentos fotoprotetores não exclui a utilização dos bloqueadores, indispensáveis no verão, que promete ser intenso esse ano”.

continua após a publicidade

Ainda que os efeitos da ingestão de alimentos demorem cerca de pelo menos 10 dias para serem notados, seus benefícios funcionais são duradouras e refletem na beleza da pele, Ione explica que nunca é tarde para inclui-los na dieta e indica uma receita de suco leve e saboroso que pode ser adotado durante todo o verão. Confira abaixo:

Suco Bronze Dourado
Ingredientes
” 3 col. (sopa) de cenoura crua ralada
” 1 col. (sopa) de beterraba ralada
” ½ goiaba vermelha madura
” ½ copo (100 ml) de suco de laranja ou tangerina
” 1 copo (200 ml) de água de coco ou chá verde
” 2 col. (sopa) de linhaça triturada estabilizada
” 1 punhado de salsa
” 1 punhado de folhas de hortelã

continua após a publicidade

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, coe. Tome 2 a 3 vezes na semana durante 3 semanas antes da exposição ao sol. Não precisa adoçar.
Rendimento: 350 ml (1 porção)
Calorias: 170 kcal (1 porção)

Dica da nutri: “Prefira sempre a fruta ao invés da polpa, já que ela é mais saborosa e conserva uma quantidade maior de vitaminas e proteínas encontradas nos frutos”