Peles maduras precisam de cuidados especiais

Quem já chegou aos 45 anos sabe que é mais ou menos nesta idade que os efeitos do tempo começam a aparecer na pele com mais intensidade, especialmente no rosto. O envelhecimento é um processo natural, mas ele pode ser retardado com prevenção e a adoção de uma rotina de cuidados para minimizar os sinais da idade. Quem se cuida sempre tem mais chances de ter uma pele mais bonita, mesmo com o tempo passando. “Muitas vezes, a mulher procura tratamentos estéticos para combater o envelhecimento não porque ela sente necessidade, mas pelos comentários de outras pessoas ou pela comparação com outras mulheres”, avalia Daniele Florencio, diretora da Vitaclin – Centro de Terapias e Estética.

Para algumas mulheres, os cuidados com a pele não começaram com os primeiros sinais do tempo. Já se tornaram um hábito e isto está impactando diretamente no rosto, o que comprova que a prevenção faz diferença para se ter uma pele bonita por toda a vida.

É o caso da analista de web Márcia Rocha Bueno, de 55 anos. Ela tem um arsenal de cremes, para regiões diferentes do rosto e do corpo. Os produtos são aplicados todos os dias, incluindo os cremes antissinais, além do filtro solar. “Sempre gostei de cremes e desde os 27 anos eu adoto uma rotina com eles, sempre focando o rosto, o pescoço, o colo e as mãos. A preocupação não é envelhecer, mas envelhecer com qualidade. Para isto, tem que adotar esta rotina. Não é trabalho fazer tudo isto. Tem que ser como escovar os dentes”, ensina.

Os cuidados de Márcia durante o dia incluem a lavagem do rosto, a aplicação do creme antissinais com protetor solar e o creme específico para a região dos olhos. O corpo também merece atenção, com a ajuda de hidratantes. O creme para as mãos está sempre na bolsa, para ser usado constantemente. Quando ela chega em casa depois do trabalho, Márcia faz toda a limpeza da pele – incluindo a utilização de um demaquilante para tirar a maquiagem – e aplica creme de tratamento para o rosto, especificamente para o período noturno.

O resultado de todo este cuidado prolongado é a boa impressão relatada por outras pessoas. “Me sinto muito bem. No meu trabalho, que tem muita gente jovem, todo mundo fala que eu aparento menos idade. Eu tenho orgulho da minha idade, mas é bom desse jeito também”, comenta Márcia. Outra vantagem é o fato de precisar de pouca maquiagem, diante da pele viçosa e sem manchas. “Passo maquiagem apenas no olho. No dia a dia, não uso base nem pó. São produtos que uso apenas em festas”, ressalta.

Processo natural inclui perda de elasticidade

Ciciro Back
Spectra 2 é uma das opções de tratamento por radiofrequência, combatendo a flacidez da pele.

Com o tempo, a produção de colágeno (que dá sustentação à pele) vai diminuindo, além de ocorrer uma perda do volume facial. Os sintomas mais evidentes são a flacidez, ressecamento, rugas, manchas, perda de elasticidade e diminuição da definição do contorno do rosto. A genética também tem a sua parcela de contribuição no quadro. “Fatores externos também podem influenciar e acelerar o envelhecimento, como o tabagismo e a exposição ao sol. O efeito do sol é acumulativo”, alerta a médica dermatologista Deborah Skusa de Torre, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná (SBD-PR).

A prevenção é a melhor saída. Ela deve ser feita com uma rotina de cuidados diários, que inclui o uso de filtros solares (fator 30, no mínimo), pelo menos duas vezes ao dia, mesmo em períodos nu,blados ou em locais fechados. Quem fica mais exposto ao sol deve aumentar o número de reaplicações do filtro solar, segundo a médica. Usar um creme hidratante adequado e fazer um tratamento com base de ácidos, para estimular a produção de colágeno, também são ações recomendadas por Deborah. “Outra possibilidade é o uso de nutricosméticos, que também estimulam a produção de colágeno”, comenta.

Procedimentos estéticos também podem ajudar

Existem diferentes tratamentos contra o envelhecimento disponíveis em clínicas de estética e consultórios médicos. O importante é discutir junto com um profissional especializado para escolher o melhor tratamento para cada situação. Na Vitaclin, as mulheres com pele madura podem usufruir o Spectra 2, tratamento específico com radiofrequência voltado para a flacidez da pele. Há estímulo para a geração de novas células de colágeno e elastina, além de proporcionar o aumento da circulação sanguínea na região. O Spectra 2 pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo, combatendo a flacidez.

Outras alternativas são a limpeza de pele por hidrossucção (para a higienização profunda da pele) e o peeling de cristal ou diamante – para a esfoliação da pele, removendo células mortas e estimulando a produção de colágeno. Um tratamento complementar é o uso do Invel Facial, com emissão de raios infravermelhos longos, estimulando a circulação sanguínea, renovação celular e eliminação de toxinas.