O toque de saúde que faltava no seu rosto

Nada de bolinhas coloridas nas bochechas. Se for aplicado de maneira correta, o blush faz maravilhas no rosto de uma mulher.

Escolha o seu arsenal

Deixe de lado pincéis diagonais ou muito pequenos, só os maquiadores conseguem usá-los com destreza. Quem não tem tanta prática deve escolher os tipos mais largos e arredondados. Eles espalham melhor o produto, não marcam e deixam o resultado mais natural.

Para escolher a tonalidade certa, um truque simples pode ajudar: preste atenção na cor que suas bochechas ficam depois de fazer exercícios. As peles mais claras ficam melhores com cores suaves, rosa e pêssego são as mais indicadas. Peles mais morenas ou bronzeadas podem apostar nos tons de terra ou bronze. Quem tem bochechinhas naturalmente rosadas deve usar tons de rosa opacos, pois o brilho pode acentuar demais a região.

Mire no local certo

Certamente você já ouviu falar de que o blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto, não é mesmo?

Para descobrir onde elas ficam exatamente, sorria na frente do espelho e marque o local onde as bochechas formam “almofadinhas” mais protuberantes. Passe o pincel com movimentos longos, em direção às têmporas (no início das suas orelhas).

Cada rosto uma sentença

O blush pode criar efeitos de profundidade nas regiões onde ele é aplicado, corrigindo imperfeições e suavizando formatos acentuados de rosto.

Rostos arredondados podem ser alongados usando o blush em diagonal, das maças do rosto em direção às têmporas.

Já rostos naturalmente alongados devem passá-lo em linha reta, horizontalmente, na altura das orelhas.

Nunca aplique o blush muito abaixo das maças do rosto. Isso puxa a expressão para baixo e deixa o visual mais envelhecido.

Para afinar nariz largo, basta passar um pouco de blush nos seus cantinhos. Nariz grande deve recebê-lo na ponta, mas cuidado para não exagerar, ou ele pode ficar achatado demais.

Papadas ou queixos duplos também podem ser camuflados. Aplique o blush logo abaixo do maxilar, em toda sua extensão.

Menos é mais

Exagerar no blush é um dos erros mais graves da maquiagem, por isso, todo cuidado é pouco na hora de aplicá-lo. Veja algumas dicas:

– sempre dê uma batidinha no pincel para retirar o excesso de produto antes de passá-lo no rosto.
– nunca esfregue o pincel sobre a pele, faça movimentos longos e rápidos com ele.
– blush em creme, ideal para peles mais secas, deve ser aplicado primeiro nos dedos, e não diretamente sobre o rosto.
– o make-up stylist Alex Quadros dá ainda um bom conselho para quem tem pouca prática. “Faça o movimento inverso, coloque o pincel próximo ao cabelo e puxe em direção ao nariz. Quando ele chegar às maças do rosto, o excesso já deve ter sido eliminado. Se houver algum acúmulo, vai ser próximo do cabelo, onde aparece bem menos.”
– Alex também orienta a passar um pouco do blush no nariz e testa. “Isso quebra a concentração da cor apenas nas bochechas, deixando o efeito mais distribuído e natural”