Muito além do panetone – frutas secas são saborosas e super saudáveis

Apesar de serem comidinhas tradicionais de fim de ano, as frutas secas são tão saudáveis, que mereciam estar na nossa mesa o ano todo. Confira tudo o que elas têm de bom para oferecer.

Fonte multiplicada de nutrientes
Felizmente, a maioria dos processos de desidratação não altera as propriedades nutritivas das frutas. Aliás, o que ocorre é exatamente o contrário. Ao perderem água, um dos seus principais componentes, a concentração de minerais torna-se ainda maior. Para termos uma idéia, 100g de uma fruta desidratada pode equivaler a um quilo da sua versão in natura. Apenas as vitaminas C e B, que são hidrossolúveis, acabam se perdendo durante a secagem. 

Substituindo seu lanche da tarde ou sua sobremesa por uma pequena porção de frutas secas, você estará consumindo grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais essenciais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio. De quebra, elas ainda melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade, nos mantendo sem fome por muito mais tempo. 

…e de calorias também!
Saudáveis, mas também calóricas. E bota calórico nisso. Em alguns casos, elas podem conter até cinco vezes mais calorias que sua versão fresca.

Por isso, é preciso consumi-las com moderação. Fique de olho nos rótulos dos produtos e escolha as opções sem açúcar, e fuja principalmente das versões cristalizadas. 

 

Veja a tabela comparativa de calorias abaixo:

 

 Fruta in natura (100g)

 Fruta seca (100g)

Ameixa

55Kcal 

258Kcal 

Abacaxi 

50Kcal 

150Kcal 

Banana 

80Kcal 

280Kcal 

Damasco 

48Kcal 

230Kcal 

Maçã 

70Kcal 

340Kcal 

Figo 

74Kcal

255Kcal

Tâmara 

177Kcal 

300Kcal 

Uva 

95Kcal 

230Kcal 

 

Para fazer em casa

Você mesma pode preparar sua própria porção de frutas secas, veja como é fácil:

  • corte as frutas em fatias bem fininhas. Você pode usar qualquer uma delas: maça, banana, pêra, abacaxi ou até manga 
  • distribua as fatias em uma forma previamente untada
  • leve ao forno baixo por cerca de uma hora e meia