Você tem um armário de prateleiras, feio, velho e embutido. Se tirá-lo dali está fora de cogitação, uma reforma simples pode vir bem a calhar. Como revestir todo o interior dele com tecido.

continua após a publicidade

A solução protege as peças armazenadas nele e dão um ar antigo à peça. Por fora, você pode optar pela aplicação de tecido ou por uma pintura simples.

O mesmo vale para estantes, cômodas e outros móveis de organização e estocagem de produtos, alimentos, livros ou roupas.

Para essa técnica, você vai precisar de tecido estampado, tesoura, trena, cola para tecido (que pode ser encontrada em lojas de artesanato), pincel, chave de fenda, tinta acrílica branca fosca, balde para tinta e rolo de espuma. Você também vai precisar de puxadores novos, de vidro ou acrílico, com desenho retrô. Além de folhas de jornal ou outro tipo de papel para forrar o chão, na hora da pintura.

Antes de colocar a mão na massa, lembre-se de tirar as medidas do interior do armário. E quando for à loja de tecidos, escolha uma chita ou algodão com estampa floral bem miudinha. Fica mais charmoso.

1º Passo
Retire todas as prateleiras do armário. Você vai começar cobrindo o fundo e as laterais.

2º Passo
Corte o tecido na medida do fundo e das laterais. Passe a cola com um pincel em toda a madeira. Dobre a barra do tecido, como se fosse costurá-la. Isso dará o acabamento. Com cuidado, vá colando o tecido. Lembre-se de tencioná-lo durante todo o tempo, para evitar a formação de dobras.

3º Passo
Recorte o tecido em quadrados grandes o suficiente para encapar as prateleiras. Dobre a barra como se fosse costurá-la e comece colando o tecido por aí. Isso dará o acabamento. Lembre-se de tencioná-lo durante todo o tempo, para evitar a formação de dobras.

4º Passo
Tire as portas do armário com a ajuda da chave de fenda. Você verá o quadro aparente do armário. Cubra essa parte com o tecido. Da mesma maneira que antes, dobre a barra como se fosse costurá-la e comece colando o tecido por aí. Isso dará o acabamento. Lembre-se de tencionar o tecido durante todo o tempo, para evitar a formação de dobras.

continua após a publicidade

5º Passo
Forre o chão e posicione as portas contra uma parede, para dar apoio. Dilua a tinta conforme as especificações do fabricante. Com um rolinho de espuma, pinte toda a superfície. Espere secar e repita a operação do outro lado da porta. Não esqueça das laterais!

6º Passo
Recoloque as portas. Com a chave de fenda, coloque os puxadores. Pronto. Agora, é preparar-se para perceber o desejo no olhar de seus convidados.

continua após a publicidade