Massagem com bambu

Os terapeutas descobriram os benefícios do bambu nas massagens. Impermeabilizado, com os nós lixados e de diferentes tamanhos, ele é usado para relaxar, drenar e modelar o corpo.

A massagem começa na planta dos pés. Um tipo de óleo é aplicado para que ele deslize com mais facilidade. No início, a pessoa permanece deitada de barriga para baixo, enquanto o bambu rola por todo o corpo. Em seguida, os tamanhos são alternados. No bumbum, por exemplo, o terapeuta usa dois tipos diferentes para modelar. Os menores podem ser utilizados inclusive no rosto, fazendo uma espécie de lifting. A sessão dura cerca de uma hora e pode ser feita três vezes por semana.

Além de relaxar, a técnica aumenta a circulação sangüínea, estimula a cicatrização e alivia dores. A massoterapeuta Daisy Jaques, que faz a bambu massagem desde 2005, conta que a terapia é muito requisitada. “O bambu é um condutor de energia, o que traz uma grande sensação de bem-estar”.

Fazer drenagem e modelar o corpo também ficou mais fácil para os homens. “Eles se sentem mais a vontade com este tipo de massagem porque não precisam ser apalpados na virilha ou no bumbum”, afirma Daisy. 

O estudo das propriedades do bambu foi divulgado pelo fisioterapeuta frances Gil Amsallem a partir de 2003. A base da massagem é fazer com que o caule seja o prolongamento dos dedos e provoque sensações agradáveis ao paciente. É mais uma alternativa que traz resultados estéticos aliados ao bem-estar.