Liquidações: a boa época para compras

As vitrines das lojas andam exibindo cifras atraentes. É a época de liquidações que faz cair pela metade, e em alguns casos em até 70%, o preço de roupas e acessórios e torna esse o melhor momento para a renovação do seu armário.

Só que oferta demais nem sempre é sinônimo de boas compras. Por isso, o Meia Fina separou algumas dicas que vão orientar seu olhar dentro das lojas e filtrar o que realmente vale a pena levar para casa.

1 – Os essenciais

Bom mesmo é aproveitar os descontões para comprar aquelas peças que nunca saem de moda. Entre os clássicos absolutos que estão nas araras de verão e merecem ser comprados estão o vestido preto, o blazer preto, paletó cinza, a calça de alfaiataria, a saia lápis, a saia evasê, a camisa branca e o bom e velho jeans reto e de cintura normal.

Todas essas peças compõem o que se chama de guarda-roupa base. Por que além de combinarem entre si, elas resultam em mais de uma dezena de diferentes looks caso você inclua uma regatinha na lista de compras.

Combinações irresistíveis e atemporais:

– saia lápis + camisa branca (por dentro da saia)
Se junto a essa dupla você incluir um par de escarpins vermelhos, ficará absurdamente incrível. Se optar por uma sapatilha estampada, ganhará um ar tão jovial e elegante quanto à eterna diva Audrey Hepburn.

– vestido preto + meia fina preta com risca atrás + paletó cinza
Pode ser usada com bota de cano alto, para um look mais invernal; ou com sapatilha ou peep-toe baixinha para um look descontraído.

– calça de alfaiataria + camisa branca + blazer preto
Se a calça for xadrez e você calçar um par de tênis, ganhará instantaneamente um visual casual-chique-descomplicado.

2 – Os modismos duradouros

As lojas estão abarrotadas de tendências que prometem seguir firmes e fortes e chegarem com ar de hit a esse inverno. Entre elas, a mais-mais é a calça pantalona de cintura elevada seguida pelas calças de alfaiataria mais ajustadas e as calças com modelagem mais larga nos quadris e afuniladas na barra (tipo bombacha, mesmo). Outras ofertas imperdíveis são as camisetas, camisas ou malhas com estampa xadrez; vestidos ajustados em tecidos nobres; saias tulipa e balonê em tecidos mais encorpados; bermudas e calças saruel pretas; macacão liso com modelagem mais soltinha, para usar com cinto.

Combinações que ainda vão dar o que falar:

– pantalona jeans de cintura elevada + camisa xadrez
O look setentinha dessa combinação fica ainda mais irresistível se acrescentar um coletinho caramelo. Não esqueça que o sapato deve ter salto alto e grosso.

– bermuda saruel preta + meia-calça preta + camisa branca
O look ganha ares clássicos com a camisa branca. Se nas mãos você tiver uma carteira grande e colorida, ganha pontos-extras no jogo da moda.

3 – Sapatos

Nas lojas de sapato, nem olhe para as sandálias. É melhor investir nas sapatilhas, caso o que você procura seja o conforto. Escolha os modelos estampados, com laço ou lisos, em cores como o verde, vermelho, preto e cinza.

Para quem tem que andar mais alinhada, os peep-toes com salto anabela baixo ou salto grosso e alto são excelentes escolhas. Prefira os modelos em couro croco, metalizados ou multicoloridos.

Escarpins são sempre boas compras. Se você ainda não tem um par preto e outro vermelho, aproveite para comprá-los agora.

As botas rasteiras com bico mais fino ou arredondado continuarão em alta. Os modelos molengas que caem na perna também. Franjas e desenhos com um quê étnico seguem como tendência e por isso merecem ser incorporadas.

4 – Acessórios

Lenços nunca saem de moda, por isso, compre.

O mesmo vale para carteiras em tamanho pequeno ou médio, colares longos e grandes anéis.

Quando entrar numa loja de bolsas, desvie dos modelos maxi e procure por pequenas ou médias bolsas a tiracolo – elas é que serão o básico da estação. As bolsas com alça de corrente comprida, que lembram a Chanel 2.55 também são boas pedidas.