Estratégias para não cair nas ciladas em um supermercado

Qualquer pessoa que entre em um supermercado para fazer uma pequena compra sempre corre o risco de sair com muito mais itens do que imaginava. Isso porque as estratégias utilizadas para atrair a atenção do consumidor são bastante eficientes, como diz a coordenadora do Laboratório de Orçamento Familiar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Paula Cherobim.

“Ao entrar em um supermercado, você é convidado a passear pelos produtos e acaba se interessando por itens que não precisa”, explica. De acordo com ela, algumas medidas podem ser tomadas para que os gastos com compras em supermercado sejam reduzidos. “O primeiro passo é adquirir só o que precisa. Depois, passar a comprar carne no açougue e verdura no sacolão, que têm preços mais acessíveis”, orienta.

Uma pesquisa prévia também ajuda. “Alguns supermercados são mais especializados em determinados produtos, deixando-os mais baratos. O mesmo acontece com produtos de higiene em algumas farmácias”. É possível utilizar o sistema da Prefeitura que indica qual estabelecimento está com as melhores promoções naquele dia, pelo site http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br/.

Ainda na internet, dá para fazer as compras nos sites dos supermercados, o que também pode contribuir com a economia. “O valor da entrega acaba valendo a pena porque você vê a lista inteira e sabe se está comprando bobagem. Pena que muitos produtos ainda não estão disponíveis”, completa Ana Paula. Dicas básicas, como fazer uma lista antes de ir às compras e não ir ao supermercado com fome, também são válidas!