Escolha o produto certo para o seu cabelo

Modelam, diminuem o volume ou abaixam os fios arrepiados. Na correria do dia-a-dia e longe dos salões de beleza, produtos finalizadores viraram a salvação para os nossos cabelos.

Só que para eles funcionarem direitinho não adianta ir comprando qualquer um da prateleira. Antes de tudo, é preciso entender os efeitos que eles são capazes de criar no seu tipo de cabelo.

Gel: com tantas novas opções, o bom e velho gel foi deixado um pouco de lado. Mesmo assim, ele ainda é considerado o modelador mais forte e eficiente quando se trata de penteados elaborados ou difíceis de fazer. Ele deve ser usado com os cabelos ainda úmidos e sem exageros para não deixar resíduos quando o cabelo secar. Tome cuidado com as fórmulas que contém álcool. Elas ressecam demais e não deixam o visual natural.

Mousse: modela e define levemente o penteado, ao mesmo tempo em que estrutura e encorpa os fios. Pode ser usado para definir cachos ou antes de uma escova lisa. Aplique-o das pontas em direção ao topo da cabeça, mas nunca diretamente sobre a raiz. Mas cuidado porque ele aumenta o volume. Então se quiserr domar as madeixas procure por formulações mais leves.

Spray: fixa e mantém os fios rebeldes no lugar por mais tempo. A aplicação deve respeitar uma distância de 20 cm para que o cabelo não fique duro. Deve ser usado depois que o penteado estiver pronto, apenas como acabamento. 

Pomada: separa ou define mechas, principalmente nos cabelos repicados ou desalinhados, onde o resultado é mais visível. Pelo fato de ser muito concentrada, é preciso tomar cuidado para não exagerar e deixar os fios pesados ou com aparência de sujos. Coloque na mão uma pequena quantidade e esfregue-as bem antes de passar no cabelo. Nunca passe o produto na raiz.

Cera: semelhante a pomada, porém mais oleosa, o que a torna mais indicada para os cabelos compridos. Sua capacidade de doar brilho, disciplinar os fios e tirar o volume também é maior.

Reparador ou silicone: sua função é fechar as cutículas do fio, camuflando as pontas duplas e ressecadas até a próxima lavagem. Protege os cabelos das agressões externas, tira um pouco do volume e deixa a aparência mais saudável.

Serum: uma versão moderna do silicone, capaz de alinhar a estrutura dos fios temporariamente e diminuir os arrepiados. Pode ser usado antes e depois do secador ou da chapinha, sendo a opção ideal para quem busca o efeito liso.

Leave-in: são produtos mais completos, para serem usados como parte do tratamento pós-lavagem. Hidratam, protegem os fios, ajudam a controlar o volume e reduzir o frizz.

Há também inúmeras variações no mercado que agregam outras funções especificas ao produto. Você pode escolher a mais adequada para seu tipo de cabelo ou necessidade.