Cuide da pele e da natureza com os cosméticos orgânicos

As prateleiras das perfumarias estão mais verdes. Xampus, condicionadores, hidratantes, desodorantes e até cremes antiidade feitos com produtos orgânicos vieram com tudo e foram conquistando espaço. A receita de tanto sucesso tem dois motivos principais: eles respeitam a natureza e apresentam menor chance de agredir a pele.

Os cosméticos orgânicos devem seguir algumas determinações na fórmula. Eles precisam ter 95% de matéria-prima orgânica, não apresentar nenhuma substância sintética ou química e não ser testados em animais. No Brasil, os produtos são certificados pelo Instituto Biodionâmico que inspeciona e fiscaliza a produção de acordo com normas internacionais. As empresas ainda prestam contas quanto à atitude ecologicamente correta, optando por embalagens recicláveis e participando de programas de sustentabilidade ambiental.

Existe ainda a classificação dos produtos feitos com ingredientes ou matérias-primas orgânicas. Eles são certificados desde que tenham até 70% de orgânicos na fórmula.

A onda verde também atinge os chamados cosméticos naturais. Estes precisam ter entre 5 e 70% de orgânicos na fórmula e também não podem ser derivados de petróleo ou outras substâncias químicas.

Quer montar sua nécessaire ecológica? Veja algumas opções.

As importadas:

Hidratante antiioxidante Green Apple – com complexo orgânico de sucos de maçã, uva e limao e vitamina C.

Dreamwash Shower- gel para banho feito de ervas e flores

Dutchy Collection- até o princípe Charles entrou na onda. Esta marca é dele e vende de cosméticos a sementes organicas. Aqui, o shampoo de Rosas e Mandarim

As nacionais:

Magia dos aromas- desodorante com calêndula e manjericão que previnem e neutralizam o desenvolvimento bacteriano. Efeito duradouro.

Amazon Secrets- linha completa feita de açai

Floresta- creme para as mãos feito com propriedades nutritivas e regenerativas do extrato vegetal orgânico de acerola, do óleo de oliva e da manteiga de murumuru