Clube é a chance de conhecer produtos sem gastar muito

Quem adora uma novidade do mundo da beleza e do bem-estar, muitas vezes, fica lamentando por não poder comprar tudo o que deseja sempre. Experimentar faz parte da rotina das mulheres, que querem cada vez mais encontrar o produto que tenha o melhor resultado para aquilo o que precisa, mesmo que, para isso, seja necessário testar muitos deles até chegar ao que seja considerado ideal. De olho neste mercado, algumas empresas implantaram no Brasil um sistema que já é consolidado nos Estados Unidos e na Europa, o de clubes de assinatura.

A mulher que integra este serviço, mediante pagamento de um valor mensal, recebe em casa uma caixa surpresa, com diferentes produtos para experimentar. Já existem diferentes opções no mercado brasileiro, que prometem caixinhas com produtos de beleza diversos. Cada empresa possui uma política para a oferta dos produtos, que pode variar entre amostras, miniaturas e versões em tamanho normal. A partir do momento em que a mulher faz a assinatura mensal, ela passa a receber a caixa (ou até uma nécessaire com os produtos, como em alguns clubes de assinatura) em casa.

O valor do pagamento varia conforme a empresa. Não existe um contrato. Basta acessar o site do clube de assinatura, fazer um cadastro e efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito. As empresas prometem que o cancelamento pode ser feito a qualquer momento. A interessada só deve ficar atenta porque a interrupção do serviço acontece somente depois que a caixa foi enviada. Se os produtos normalmente são enviados no fim do mês e a mulher quer cancelar no dia 25 do mesmo mês, provavelmente ela ainda será cobrada por este envio porque a caixa já estava na transportadora ou nos Correios.

É preciso lembrar que as caixas são compostas por produtos surpresas e a mulher pode não gostar de todos aqueles que foram enviados por meio do clube de assinaturas. Algumas empresas receberam muitas reclamações porque enviavam apenas amostras (e não deixavam isto claro), o que forçou o cancelamento de muitas assinantes. Há relatos na internet sobre o assunto. Mas é preciso lembrar que a mulher deve prestar atenção ao que o clube oferece. Nem todos enviam produtos em tamanho normal. O objetivo é oferecer a oportunidade para experimentar.

Um dos clubes de assinatura em funcionamento no mercado é o Esmalteria Club, especializado em esmaltes e produtos para as unhas (tratamento e nail art). A empresa oferece de três a cinco produtos na caixa enviada mensalmente para a assinante, todos em tamanho normal. De vez em quando são incluídos outros itens, mas que não são obrigatórios. “No momento de montar o serviço, um dos motivos de ter escolhido o esmalte foi a mudança de status do produto. Hoje é um item de colecionador. As mulheres colecionam esmaltes. O Brasil se tornou o segundo mercado do mundo em venda de esmaltes”, afirma Guto Barros, um dos sócios da empresa.

Ao fazer a assinatura, além de receber a caixa com produtos em casa, a mulher tem acesso a um canal de vídeos com técnicas para manicure, inclusive utilizando os esmaltes enviados na caixa. Também há descontos em lojas físicas credenciadas. “A assinatura é uma opção para quem gosta de novidades, quer experimentar e acompanhar as tendências, podendo ser uma estratégia inclusive para profissionais de beleza”, ressalta Barros.